Hoje vou falar de um alimento queridinho por todos que querem ter uma pele hidratada e firme, cabelo mais forte e com brilho, unhas resistentes. E ainda de quebra, para aqueles que procuram fortificar as articulações. O nosso aliado para tudo isso é o COLÁGENO, uma proteína responsável pela nossa estrutura e está presente na pele, ossos, cartilagem.

Estudos mostram que a partir dos 25/ 30 anos começamos a ter uma perda de colágeno, principalmente quem abusa do sol, os fumantes, quem não pratica atividade física e aqueles que seguem uma alimentação desequilibrada. Com a falta de colágeno no organismo, a pele pode ficar seca, flácida e sensível a escoriações, demora um tempo maior para cicatrização, as manchas aumentam rapidamente e surgem as temidas rugas e estrias. Também como consequência, podemos ter o enfraquecimento dos cabelos, unhas e fragilidade articular e óssea. Pra que esperar tudo isso se temos como melhorar o processo?

Por se tratar de um alimento, não tem contraindicação. Acho bom as gestantes e lactantes buscarem sempre a orientação do nutricionista e/ou médico.

Os estudos recomendam o consumo do colágeno hidrolisado, pois é altamente absorvido. Procure os que são enriquecidos com vitaminas e minerais antioxidantes, principalmente a vitamina C, que ajuda na sua absorção. Para ter os benefícios que falei no início, é importante consumir de 8 a 10 g de colágeno ao dia, conseguimos isso facilmente com o colágeno na forma em pó. Já as cápsulas, balas e gelatinas de mercado tem baixíssima concentração de colágeno. Para obter bons resultados recomendo o consumo diário por um período de pelo menos 3 meses, de acordo com estudos. Incentivo sempre uma alimentação saudável e prática de atividade física.

Compartilho com vocês as receitas que adoro! Pode consumir o colágeno em qualquer horário do dia, acho uma boa antes do jantar, pois dá aquela sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso. No mercado já encontramos opções de sabores variados do colágeno em pó e até mesmo sem sabor e é só adicionar em sucos, na água, no iogurte.

Novidade quentinha para o inverno:

Pra quem é amante do cappuccino, acreditem, já podemos encontrar o colágeno sabor cappuccino. É só misturar 3 medidores (já vem no pote) do colágeno em pó no leite desnatado ou leite de soja aquecido previamente (não fervente). Este sabor cai super bem no friozinho que está fazendo.

Como gosto de mudar o sabor de colágeno no mês seguinte para não enjoar, quando o dia pede uma preparação mais fria, tomo o colágeno em forma de suco. Escolho as frutas que também tem um papel importante na beleza principalmente da pele. Segue a receita, bem prática e fica uma delícia:

Colágeno com frutas

Ingredientes:

  • 2 medidores (10 g) de colágeno sabor de sua preferência, usei o sabor limão com clorofila (coisas de nutri...rs)
  • 4 morangos
  • Suco de 1 laranja
  • 100 ml de água filtrada

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, se preferir adicione gelo. Não é necessário acrescentar açúcar e nem adoçante, pois a maioria dos colágenos em pó já contém adoçante.

Larissa Paiva. Nutricionista da Sanavita