Já conhecemos os benefícios do chá verde, chá branco, chá vermelho, chá amarelo (obtidos da planta Camellia sinensis).

Também podemos anotar na nossa lista o tão falado chá de hibiscus. Obtido por meio do cálice da flor de Hibiscus sabdariffa, conhecido também como "vinagreira ou azedinha", proveniente da África Oriental e foi introduzido ao Brasil pelos escravos. O hibiscus possui coloração avermelhada, gosto levemente azedo, mas não amargo.

Vamos conhecer as inúmeras propriedades e benefícios do chá de hibiscus, mas já adianto que assim como os chás obtidos da Camellia sinensis, não sairá da moda, pois realmente funciona!

A medicina tradicional tem atribuído ao Hibiscus sabdariffa propriedades diurética, digestiva e anti-parasitária. Nos últimos 20 anos, uma série de estudos tem conferido atividades anti-hipertensiva, antioxidante e hipocolesterolêmica (auxilia na redução do colesterol).

Estudos mostram que mecanismos têm sido propostos para explicar os efeitos anti-hipertensivo e hipocolesterolêmico. O chá de hibiscus pode ter efeito anti-hipertensivo por inibir uma enzima em nosso organismo, permitindo assim o relaxamento dos vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. A explicação mais comum nos estudos para o efeito hipocolesterolêmico é o poder antioxidante das antocianinas presentes no chá de hibiscus, inibindo a oxidação do LDL colesterol (em excesso é prejudicial), o que impede a aterosclerose, um importante fator de risco cardiovascular.

Por ser rico em flavonóides e vitamina C, o hibiscus pode ser considerado um poderoso antioxidante, auxiliando assim na diminuição dos radicais livres, moléculas instáveis e reativas que desencadeiam diversas doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares, declínio do sistema imune e disfunções cerebrais. Também é bom lembrar que o poder antioxidante auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.
Diversos estudos destacam a propriedade diurética do chá de hibiscus, por auxiliar o organismo a eliminar toxinas que interferem no processo de emagrecimento e na retenção de líquidos.

Saibam quem o chá de hibiscus está se tornando mais um aliado das pessoas que precisam perder peso, além do efeito diurético, ele tem sido avaliado em estudos por reduzir a formação de novas células de gordura no organismo.

Por todos estes benefícios, comece a introduzir o chá de hibiscus nos lanches da manhã e da tarde. Ele pode ser encontrado principalmente em casas de produtos naturais, na forma de folhas secas para infusão. Recomenda-se no mínimo 4 a 5 xícaras de chá ao dia, para ter os benefícios. Se preferir mais praticidade, procure pelo chá de hibiscus na forma em pó, já concentrado. Por isso recomenda-se tomar entre 1 e 2 xícaras do chá de hibiscus em pó todos os dias, diluído em água quente ou fria.

Para atingir o seu objetivo, associe o chá de hibiscus a uma alimentação equilibrada e variada!