A Dieta Detox está fazendo muito sucesso! Mas como qualquer dieta, atividade ou hábito, temos que tomar certos cuidados. Não basta pegar uma receita ou fazer algo que saiu na revista. Artifícios milagrosos podem ser extremamente prejudiciais à saúde. Uma avaliação e acompanhamento de um especialista são fundamentais para ter resultados eficazes e duradouros, e te ajudar a ter uma dieta que atenda suas necessidades.

Se você tem sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso, vale a pena experimentar a detox.

A DIETA DETOX é um tratamento em busca de restaurar a saúde intestinal e possibilitar a reposição de pre e probióticos. Ela funciona eliminando toxinas e as vias em que isto ocorre são: urina, fezes e suor. O principal órgão que trabalha nessa eliminação é o fígado, que tem um papel fundamental em neutralizar as toxinas produzidas. (Dr. Barakat)

Esse tratamento é totalmente personalizado e ajustado a cada pessoa, com suas devidas características. Quando feita antes de se iniciar uma nova alimentação, essa dieta faz com que os resultados seja muito melhores. A DETOX exclui da dieta usual proteínas como glúten e proteínas derivadas do leite, que sobrecarregam o intestino. Incluímos no cardápio fibras e alimentos que favorecem as bactérias boas do intestino. A dieta começa apenas com líquidos e depois somente cozidos, auxiliando o processo digestivo do paciente e melhorando o funcionamento do intestino.

O cardápio detox também precisa conter frutas, verduras, legumes orgânicos (se possível), carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco

Para quem pratica atividade física, aconselha-se que a intensidade dos exercícios seja reduzida e também que consuma carboidratos como batata doce ou mandioca antes do treino.

 

Veja a seguir, a dica de um cardápio para limpar o organismo sem prejudicar a saúde:

Café da manhã

- Suco verde (bater no liquidificador 200ml de água, 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi)

- 1 fatia de pão de forma integral sem glúten com geleia natural sem açúcar

Lanche da manhã

- 1 xícara de café de semente de abóbora e/ou girassol

Almoço

- Salada de folhas verdes com pepino e palmito

- 4 colheres de sopa de quinua com grão-de-bico (Preparo: em uma panela, misturar 100g de quinua em grãos com 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 xícara de chá de água, 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sobremesa de curry e sal a gosto. Leve ao fogo até ferver. Cozinhar a quinua e escorrer a água. Acrescentar 1 cenoura ralada, 100g de grão-de-bico cozido, cebolinha e 2 colheres de sopa de amêndoas laminadas. Em uma tigela a parte misturar 3 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem, sal e pimenta a gosto. Misturar e regar a salada com esse molho)

Lanche da tarde

1 xícara de chá de salada de frutas (maçã, morango, manga) com 1 colher de sopa de linhaça dourada triturada

Jantar

- Salada de agrião, repolho branco picado e gomos de laranja

- Omelete (1 gema e 3 claras) com brócolis

 

Alguma outra dúvida sobre a Dieta Detox? Deixe seu comentário!

(Fonte: IG Saúde / Tips4life)