Vitamina B5, mais conhecida como ácido pantotênico, é essencial na síntese da coenzima A, ou seja, é responsável pelo metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos para a produção de energia. Portanto, ela tem grande importância para a pele.

O ácido pantotênico funciona principalmente ajudando a combater a desidratação na pele e também controla a resposta do corpo ao stress. Além disso, auxiliam na produção de neurotransmissores e também atuam na produção de hormônios e anticorpos.  Fortalece ainda os folículos de cabelo e as suas células, levando o couro cabeludo a se livrar de pele morta, o que abre caminho para novos fios.

Essa vitamina é encontrada no fígado, cogumelo cozido, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão.  A atenção deve ser redobrada nas pessoas vegetarianas, pois devido o consumo destes alimentos ser deficiente, a vitamina B5 deve ser suplementada com devida orientação do nutricionista ou médico.

Sua deficiência leva à fadiga, doenças neurológicas, cefaleia, má produção de imunoglobulinas, câimbras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar, fraqueza de unhas e cabelo.

Mas atenção: Doses muito elevadas de ácido pantotênico podem levar a toxicidade e causar desconforto intestinal leve, além de diarreia. Contudo esses sinais só foram observados com alta ingestão.