Nessa época do ano aumentam as oportunidades de deixarmos de lado a nossa rotina alimentar e surgem tentações que desequilibram o bom funcionamento do nosso corpo, nos fazem acumular toxinas e nos trazem efeitos indesejáveis.

Acumulamos toxinas através do consumo de alimentos processados ou gordurosos,  de bebidas alcoólicas, alimentos e bebidas artificiais cheios de corantes, alimentos ricos em açúcar e farinhas refinadas, tabagismo, uso de medicamentos e ambientes poluídos. Nosso corpo se esforça para eliminar essas toxinas naturalmente, mas grande parte delas continuam retidas em nossas células e nos trazem sensações ruins como: cansaço, desânimo, retenção de líquidos, inchaço, mau funcionamento intestinal, baixa na imunidade, dores de cabeça, irritabilidade e, à longo prazo, ganho de peso. Podemos passar por essa fase do ano aproveitando tudo que há de melhor sem deixarmos lembranças desagradáveis à nossa saúde! Alguns cuidados para preservar nosso bem-estar podem ajudar muito, e o primeiro deles é: Eliminar toxinas!

Muitos alimentos são ricos em substâncias que têm o poder de facilitar a eliminação das toxinas. Os sucos detox e as dietas com perfil detoxificante  ajudam e muito o organismo nesse processo. Essas substâncias são encontradas principalmente em frutas e verduras e devem ser consumidas diariamente.

Algumas dicas para eliminar toxinas:

1- Consuma folhosos verdes todos os dias. As folhas verdes escuras têm vários compostos de ação antiinflamatória, antioxidante e detoxificante. Sem contar que são as melhores fontes de cálcio. Podem ser consumidas em sucos ou na forma de gelo verde, cruas ou refogadas.

2- Coma frutas! Varie sempre e tenha um consumo diário de frutas nos lanches e sempre acompanhadas de fibras ou castanhas para controlar o índice glicêmico.

3 - Inclua o limão na sua rotina. Embora o limão tenha um sabor ácido, devido a presença do ácido cítrico, ele age na manutenção do pH alcalino sanguíneo, que traz efeitos positivos para a nossa saúde. Em um meio alcalino (pH superior à 7), as células liberaram toxinas de forma mais eficiente, diminuindo o processo inflamatório, potencializando a perda de peso, diminuindo o cansaço e o envelhecimento precoce. Coloque um limão em rodelas em uma jarra de água e beba durante o dia. Seu corpo agradece!

4- Beba muita água! A água é fundamental para um bom processo de detoxificação. No mínimo 2 litros de água, sem contar os sucos e chás.

5- Exercite-se! Nosso corpo funciona melhor e elimina mais toxinas quando nos exercitamos diariamente.

6- Cuide da saúde do seu intestino!

 

A ingestão de alimentos artificiais, ricos em gorduras, açúcares, sódio, alimentos processados, embutidos, ricos em cafeína, alimentos de maior potencial alergênico como o trigo (glúten), o leite de vaca e seus derivados, podem desequilibrar o funcionamento do seu intestino. Evitar esses alimentos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e manter uma boa hidratação é indispensável para a eliminação de toxinas e, consequentemente manter seu intestino saudável. O uso de suplementos como: probióticos (bactérias benéficas ao intestino) e prebioticos (fibras solúveis que servem de alimento para os probióticos) também ajudam muito a equilibrar seu intestino.

Vários outros alimentos como: gengibre, frutas vermelhas, abacaxi, beterraba, cenoura e manga,  apresentam características detoxificantes e devem estar presentes na nossa rotina alimentar. O ideal é variar sempre a alimentação e ter contato com todos os nutrientes que a natureza nos oferece!

 

Fernanda de Barros Chaves
Nutricionista - CRN 8442