A sustentabilidade do corpo – contamos mais sobre esse conceito aqui – não envolve apenas a saúde e a beleza, mas também toda a comunidade ao seu redor. Se conseguirmos unir todos esses cuidados em uma única atitude, melhor ainda. Pensando nisso, separamos algumas dicas para o reaproveitamento de alimentos, que além de promover o consumo consciente traz diversos benefícios ao nosso organismo.

Nas cascas das frutas, por exemplo, encontramos vários nutrientes, como cálcio, ferro, magnésio, vitamina C e zinco. Em alguns casos a concentração de substâncias saudáveis pode ser maior do que na própria polpa! Sucos com a casca do abacaxi, da manga e da maçã são uma boa pedida.

Já as verduras e legumes contam com partes que chamamos de não-convencionais – ou seja, aquelas que normalmente jogamos fora. A boa notícia é que é possível aproveitá-las, como é o caso das folhas de cenoura, beterraba e rabanete. Elas podem se tornar o recheio de uma torta ou panqueca, por exemplo.

Podemos fazer bolos, tortas e doces com as cascas de batata, banana, laranja e maçã. Com a semente de abóbora, ganhamos deliciosos snacks para a hora do lanche. Já as sementes do melão podem enriquecer o suco verde de todo dia.

Mas atenção: Para seguir as dicas acima, é preciso cuidar da higienização dos alimentos. Antes de tudo, tire todos os resíduos visíveis, como terra e outras sujeiras. Em seguida, lave com água corrente e conte com a ajuda de uma escovinha para limpar.

Uma boa dica é levar os vegetais para uma imersão em uma colher (sopa) de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Deixe o alimento lá por 15 minutos. Depois disso, enxague novamente em água corrente.

Seguindo as dicas acima, você ganha duas vezes: Cuida da sua saúde e ainda consome alimentos de forma consciente!