Se você está em busca de uma alimentação equilibrada e saudável, provavelmente já ouviu falar na dieta detox. Mas você sabe se ela é indicada para você? Pensando nisso, decidimos listar alguns itens importantes a saber antes de tomar essa decisão.

A palavra detox se refere ao processo de eliminação de toxinas.

Isso é necessário porque nosso corpo consegue eliminar apenas parte delas. Os órgãos responsáveis por esse trabalho são o fígado, rins e intestinos. Muitas vezes esse sistema não é eficiente – e a culpa pode ser de algum tipo de deficiência em uma dessas etapas.

Nós acumulamos toxinas de diferentes formas.

No consumo de alimentos processados ou gordurosos, bebidas alcoólicas, alimentos ou bebidas artificiais com corante, ingredientes ricos em açúcar e farinhas refinadas. E também em hábitos como o tabagismo e a vida em ambientes poluídos ou com o uso de medicamentos.

As toxinas presentes no corpo podem te trazer problemas.

Cansaço, desânimo, retenção de líquidos, inchaço, mau funcionamento do intestino, baixa na imunidade, dores de cabeça, irritabilidade e ganho de peso estão entre eles.

E alguns órgãos sofrem mais com isso do que outros.

O tecido adiposo é onde está o maior acúmulo de toxinas. Logo, quanto maior o índice de gordura corporal, mais toxinas estão armazenadas. Já o fígado passa a desempenhar suas funções com mais dificuldades nesse cenário.

Algumas pessoas devem se preocupar mais com essa questão.

Sedentários, fumantes e quem consome bebidas alcoólicas e alimentos industrializados com frequência estão entre os grupos de atenção.

Agora ficou mais fácil entender o que é a dieta detox! Se você se identificou com os cenários acima, não deixe de procurar um médico ou nutricionista. Esses profissionais podem te ajudar a escolher a dieta correta para suas necessidades específicas.