Ácido pantotênico. Se você já ouviu esse nome, mas ficou na dúvida sobre o que ele realmente significa, chegou a hora de saber mais! A boa notícia é que ele tem tudo a ver com a saúde da pele e dos cabelos.

Também conhecido como vitamina B5, o ácido pantotênico participa de funções essenciais como a produção de energia, de hormônios e também da formação de anticorpos. Ele se tornou um dos itens essenciais nos cuidados contra o envelhecimento dos cabelos e da pele, prevenindo a queda dos fios e rugas.

Alguns estudos ainda associam a vitamina B5 ao tratamento contra a acne e a melhora da hidratação e elasticidade da pele. A capacidade anti-inflamatória do ácido pantotênico (útil contra o ressecamento ou descamação) também é pesquisada por especialistas.

Decidiu acrescentar essa vitamina à sua dieta? É só incluir na lista de compras itens como cogumelos, brócolis, repolho, salmão, couve, ovos, peixe, nozes, leite (e derivados), trigo, amendoim, soja e melaço. Se preferir a suplementação, a dica é procurar um médico ou nutricionista para definir doses e necessidades.

Para alcançar benefícios reais, a recomendação de consumo é de 5 mg ao dia para homens e mulheres entre 19 e 70 anos. Para gestantes ou mulheres em período de lactação, o valor muda para 6 mg/dia e 7 mg/dia, respectivamente.