A dieta detox é conhecida por sua capacidade de eliminar as toxinas acumuladas em nosso organismo. Ela ficou mundialmente famosa com a ajuda de uma receita ícone: O suco verde (que também é antioxidante e anti-inflamatório, além de rico em cálcio, vale lembrar). Mas você sabia que a detoxificação vai além da couve e do pepino?

Separamos aqui alguns grupos de alimentos tão poderosos quanto os ingredientes do suco verde quando o assunto é detox:

Amarelo-alaranjados. Frutas como a pera, o melão e a banana são ricas em carotenoides, que reforçam a imunidade e têm ação antioxidante. Já o maracujá é riquíssimo em nutrientes, tem efeito calmante e ainda ajuda no combate a hipertensão. Os mais alaranjados (manga, acerola, laranja, abóbora, cenoura e mamão) são fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A e também antioxidante.

Rosa-avermelhados. Ingredientes como morango, tomate, goiaba vermelha, framboesa e melancia são ricos em licopeno – que tem ação antioxidante e é eficaz na prevenção do câncer de próstata. Os alimentos vermelhos também estimulam a circulação sanguínea graças ao pigmento antocianina.

Roxo-azulados. Uva, blueberry (mirtilo), ameixa, figo, beterraba e repolho roxo contêm ácido elágico – que neutraliza os radicais livres, retarda o envelhecimento e aumenta a detoxificação. Já a beterraba é rica em nitrato, que, em contato com o organismo, transforma-se em óxido nítrico. Tudo isso permite que a absorção dos nutrientes pelos músculos seja melhor, gerando mais energia e eliminando toxinas.

E mais: Além desse desfile de cores, não podemos nos esquecer do gengibre! Ele combina com qualquer suco detox e traz vários benefícios à saúde. Entre eles, estão as ações bactericida, detoxificante e digestiva – além das melhoras ao desempenho respiratório e circulatório. Esse ingrediente ainda é conhecido como termogênico, antioxidante e anti-inflamatório.

Agora é só fazer a lista com seus favoritos, correr ao hortifruti e depois ao liquidificador para preparar os mais variados sucos detoxificantes!