Descobriu que a dieta detox é a mais indicada para você? Sinal de que é necessário eliminar as toxinas acumuladas no organismo. Para chegar lá, alguns alimentos e hábitos saudáveis são essenciais. Confira nossa lista:

1. Coma folhas verde-escuras todos os dias. Esses vegetais têm compostos de ação anti-inflamatória, antioxidante e detoxificante. Sem contar que são excelentes fontes de cálcio. Podem ser consumidos crus ou refogados em preparações, sucos ou na forma de gelo verde.

2. Não se esqueça das frutas. O ideal é variar sempre os sabores. São companheiras ideais para o lanche da tarde e da manhã – ainda mais acompanhada de fibras ou castanhas para controlar o índice glicêmico.

3. Inclua o limão na sua rotina. Apesar do sabor ácido, essa fruta age na manutenção do pH sanguíneo. Isso traz efeitos positivos à saúde, já que, em um meio com pH superior a 7, as células liberam toxinas de forma mais eficiente.

4. Beba muita água. Ela é fundamental em um bom processo de detoxificação. O ideal é consumir no mínimo dois litros por dia – sem contar os sucos e chás.

5. Exercite-se. Nosso corpo funciona melhor e elimina mais toxinas quando praticamos atividades físicas diariamente.

6. Cuide da saúde do seu intestino. Alimentos probióticos (bactérias benéficas ao intestino) e prebióticos (fibras solúveis que servem de alimento para os probióticos) ajudam a equilibrar o funcionamento do intestino. Além disso, evite o consumo de alimentos e alguns hábitos (listamos todos aqui) que podem ajudar a acumular toxinas.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é a dieta detox, não deixe de conferir nosso guia com as principais dúvidas aqui.