Não é exagero: Podemos considerar o intestino um órgão tão importante quanto o cérebro. Mantê-lo saudável é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar. Logo, garantir hábitos que permitam esse equilíbrio é mais do que essencial para que todo o corpo responda de forma positiva.

Absorver os nutrientes que ingerimos (assim como a água) é a principal função de um intestino saudável. Além disso, ele produz boa parte da serotonina, hormônio responsável por regular humor, sono, libido e apetite. A falta dela pode levar a ansiedade, depressão, insônia e ao desânimo.

O intestino ainda está ligado diretamente à função que garante a imunidade, evitando que agentes nocivos e corpos estranhos atuem no organismo.

Mas quais são os hábitos que levam a um intestino desregulado? O baixo consumo de água e de alimentos fonte de fibras (frutas, legumes, verduras, cereais integrais etc.) está entre eles. Escolher ingredientes ricos em gorduras e açúcares e exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e cigarro também.

O sedentarismo, o estresse, a ansiedade e problemas psicológicos são outros vilões do bom funcionamento desse órgão. Refeições em horários irregulares e noites mal dormidas também podem ser as responsáveis pela falta de ritmo intestinal.

E o que podemos fazer para garantir um intestino saudável? O mais importante é manter uma alimentação variada e equilibrada. Inclua frutas, verduras, cereais integrais, carnes magras e oleaginosas na dieta. Evite itens gordurosos, processados e ricos em açúcar e sódio. Beber água regularmente (pelo menos dois litros por dia), praticar exercícios físicos e permitir uma boa noite de sono também só favorece esse objetivo.

Assim como uma mente equilibrada, um intestino em dia garante não só o bem-estar, mas também o bom humor e mais ânimo para encarar as tarefas do dia!