Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C já é velha conhecida de quem se preocupa com a saúde, seja para manter a imunidade do corpo ou para aumentar a absorção do ferro. Mas você sabia que ela também é essencial em uma dieta focada nos cuidados de cabelo, pele e unhas?

Como já contamos aqui, a pele é rica em colágeno. A vitamina C age na formação e manutenção dessa proteína no corpo. Tudo isso é importante para manter a firmeza e a elasticidade da pele, atrasando o processo de envelhecimento. Ela ainda fortalece unhas, melhora o aspecto dos cabelos e previne a flacidez e o surgimento de estrias.

A vitamina C ainda atua como antioxidante, sendo necessária para a restauração dos tecidos de todo o corpo. Como não é produzida pelo organismo humano, é preciso garantir sua presença por meio da alimentação ou suplementos. Frutas e verduras como limão, tangerina, melancia, laranja, toranja, abacaxi, goiaba, morango, tomate, cenoura, rabanete, pimentão, orégano e alho estão entre algumas das opções.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a recomendação diária de consumo da vitamina C é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, ambos acima de 19 anos. Uma acerola de 80 g, por exemplo, tem 941 mg de vitamina C em sua composição.

Confira abaixo outras porções (em mg de vitamina C):

Caju (1 unidade): 220 mg

Pimentão (1 xícara): 190,3 mg

Pimentão verde (1 xícara): 119,8 mg

Couve (2 copos): 160,8 mg

Kiwi (1 unidade): 137,2 mg

Brócolis (1 xícara): 231 mg

Couve-flor (1 cabeça pequena): 127,7 mg

Mamão (157 g): 95,6 mg

É muito simples incluir a vitamina C na alimentação! Além da saúde em dia, você ainda ganha pontos com a manutenção de pele, cabelos e unhas.