Seja para evitar a oleosidade, garantir uma expressão mais jovem ou manter o bronzeado, os cuidados com a pele também fazem parte de uma vida equilibrada. Além dos cremes e da presença do colágeno hidrolisado na dieta, alguns ingredientes são essenciais para uma alimentação focada em cumprir essa missão. Pensando nisso, listamos os cinco principais itens abaixo:

1. Frutas cítricas (laranja, kiwi, limão, acerola). Ricas em vitamina C, um potente antioxidante, elas ajudam a prevenir o envelhecimento. Ainda participam da síntese do colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Podem ser acrescentadas no cardápio entre as refeições ou como sobremesa. Se optar pelos sucos, lembre-se de não coa-los para conservar as fibras.

2. Frutas e vegetais alaranjados (cenoura, manga, melão, melancia, pêssego). O betacaroteno é o personagem principal dessa lista, contribuindo para a produção da melanina e garantindo um bronzeado natural. Os ingredientes podem ser incluídos em saladas (como cenoura ralada, pedaços de manga e folhas de alface, por exemplo) ou na forma de sucos (beterraba, cenoura, laranja).

3. Oleaginosas (amêndoas, castanha-do-pará, avelã, castanha-de-caju). Fontes de vitamina E, são importantes para a pele porque atuam na cicatrização, promovendo a produção de fibras elásticas e colágenas. A quantidade recomendada varia de acordo com o alimento (cinco unidades de castanha-de-caju, três de castanha-do-pará, dez amêndoas etc.). Você pode acrescentá-los no cardápio em iogurtes, saladas de frutas ou comê-los nos intervalos das refeições.

4. Vegetais verdes folhosos, carnes e ovos (couve, espinafre, fígado, coração). Ricos em vitaminas do complexo B, eles regulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Ou seja: Diminuem a oleosidade, permitindo uma pele homogênea e reduzindo os sinais de envelhecimento. Podem fazer parte da dieta nas saladas (cruas ou cozidas), em lanches (omelete, crepioca, ovo mexido) e nas grandes refeições (fígado, coração, bife bovino).

5. Água. Essencial para a hidratação da pele de dentro para fora. Esse líquido ajuda a regular o funcionamento do organismo, melhorando a circulação, eliminando impurezas e favorecendo absorção dos nutrientes.

Agora é só anotar os ingredientes e incluir seus prediletos na lista de supermercado. A saúde da pele agradece!