Quando você sobe na balança, o número ali mostra muito mais que o peso. É a soma de todos os componentes do nosso corpo, entre eles a massa muscular. E apesar de ser lembrada pelos conceitos estéticos, ela é essencial para as atividades do nosso dia a dia. Aí que surge o desafio: por que é tão difícil aumentar o ganho massa magra, a tão falada hipertrofia?

Você já deve ter se perguntado o motivo ou conhece quem tem dificuldade na hipertrofia. A boa notícia é que existem formas de desafiar nosso corpo, aumentar o potencial físico e deixar corrigir alguns hábitos que atrapalham esse objetivo.

O que pode ajudar no ganho de massa muscular?

Pra começar, se exercitar na frequência e intensidade certas é mais importante que horas de academia. A hipertrofia não equivale à quantidade de treino, pois depois do estresse físico, o organismo libera cortisol, hormônio que responde ao estímulo, mas que leva à fadiga. Sem contar que o descanso é fundamental para a recuperação muscular.

Por falar em excesso de treino, outro erro comum é repetir os mesmos exercícios. Variar os estímulos é uma das melhores formas de tirar o organismo da zona de conforto. Muita gente opta por fortalecer peitoral, costas ou braços, ou somente pernas, porém cada porção contribui para seus resultados.

Também é importante cuidar do condicionamento físico. Os treinos aeróbicos como corrida, caminhada e bicicleta trazem mais resistência e fôlego, o que reflete positivamente na hora da musculação.

E a alimentação?

Tão importante quanto se exercitar, é fornecer energia e nutrientes antes e depois do treino. A moda do frango com batata doce pegou, contudo é preciso variar no leque para chegar lá com a saúde em dia. Sim, as proteínas são importantes, porém o corpo tem um limite de absorção em torno de 200 g por dia. Além disso, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais também participam da formação muscular e têm vários papeis no organismo. Suplementos como o whey protein (a proteína do soro do leite) e outros que já mostramos aqui também ajudam a melhorar o desempenho e a recuperação muscular.

A hipertrofia requer disciplina e treino regular. Lembre-se de manter uma alimentação rica em proteínas e macronutrientes, primordiais para sua absorção. Sem excessos e com evolução contínua é possível conquistar bons resultados em massa muscular e resistência para o seu dia a dia.