Está difícil levantar da cama e começar o dia ultimamente? Uma vontade de ficar embaixo do cobertor por mais tempo ou no sofá tomando um chocolate quente? Isso é normal e muito gostoso, não tem discussão. Chega o inverno e, com a queda de temperatura, a preguiça toma conta – e atrapalha também alguns hábitos saudáveis.

Para minimizar essa moleza e evitar os tão indesejados quilinhos extras, aqui vão algumas dicas para você dar um chega pra lá nessa indisposição e curtir qualquer estação.

Um copo d’água

O clima faz a gente demorar um pouco mais para ter sede, mas a água continua tendo a mesma importância de todas as épocas do ano. Uma garrafa pequena sempre por perto vai ajudar a se policiar pra não ficar sem o líquido. Quer mais um motivo? Um copo logo ao acordar funciona como lubrificante das engrenagens do corpo para dar partida.

Espreguiçar!

Para começar o dia ainda melhor, um alongamento é poderoso. Essa tática ajuda a despertar a circulação e os sentidos, melhorando o ânimo. Com um pouco mais de força de vontade, sair para uma caminhada ou exercícios vai deixar seu humor ainda melhor. Por mais que pareça difícil, praticando atividade física o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Fugir do açúcar

É verdade que no frio a fome aumenta, especialmente por alimentos mais calóricos, que é o caso dos doces. O segredo não é deixar de comer e sim comer com bom senso. Como a tendência é ter um pouco mais de preguiça e não se exercitar no frio, considere que vai precisar de menos calorias, e aquelas em excesso vão atrapalhar a dieta.

Se você não abre mão daquele cafezinho, substitua o açúcar por um adoçante de boa qualidade, adoce com mel ou até mesmo um pedacinho de rapadura.

Saciedade

Falando em alimentos, que tal acrescentar nas suas refeições diárias alimentos que podem aumentar seu pique? Você pode trocar o chocolate quente de todas as manhãs por um shake de baixa caloria. Aquece do mesmo jeito, enquanto aumenta sua disposição, saciedade e não vira uma bomba calórica.

Para as noites frias, aposte nas sopas e caldos, de olho nos excessos de carboidratos, gordura e sal. Só com legumes, é possível fazer uma sopa leve, nutritiva e saborosa para aquecer sua noite!

Chás termogênicos

Ainda dá para pegar carona no frio e usar os chás para impulsionar a dieta. Vale adicionar termogênicos nas suas preparações, como o gengibre e o matcha. Uma xícara de chá de hibiscus após o almoço, por exemplo, melhora o ânimo e a digestão.