Desde que os benefícios do colágeno começaram a ser desvendados, uma certa sobremesa virou queridinha de quem deseja fortalecer pele, cabelos e unhas: a gelatina.

Porém, a versão que costumamos encontrar nos supermercados não é tão boa quanto parece. Pelo contrário, esses produtos pouco ou nada contribuem para a firmeza e elasticidade da pele, unhas mais resistentes e cabelos com brilho e força. Para se ter ideia, a maioria tem até 2 g de colágeno por porção, sendo que para alcançarmos os objetivos de beleza precisamos de 8 g a 10 g por dia.

Além disso, embora tenha pouquíssimas calorias, a gelatina comum costuma ser pobre em vitaminas, minerais e proteínas – além de cheia de corantes, conservantes e aromatizantes. Sem falar no excesso de açúcar ou adoçantes artificiais.

Então nenhuma gelatina é saudável?

A maioria não, mas existem opções com menos aditivos químicos ou que têm esses ingredientes na forma natural. Para facilitar, fique de olho no rótulo pelas versões que apresentam a maior quantidade de proteínas.

Mas se você quer mesmo aproveitar uma gelatina que contribui com o visual, o segredo é preparar uma receita reforçada com colágeno hidrolisado na sua casa. E aqui vai o passo a passo:

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de colágeno hidrolisado sem sabor

1 litro de suco de sua preferência sem açúcar

1 colher (sobremesa) de mel (ou adoçante)

Modo de preparo:

Dissolva o colágeno no suco e leve ao fogo. Deixe ferver por 3 minutos. Espere esfriar, distribua em taças e leve à geladeira para endurecer.