É unanimidade: Todo mundo adora terminar uma refeição com o gostinho de uma sobremesa, e nem precisa ser criança. Já que não dá para resistir a uma guloseima de vez em quando, o segredo é o mesmo que usamos para tantos objetivos em busca da sustentabilidade do corpo: equilíbrio. Por isso, vamos mostrar as opções mais nutritivas e como enriquecê-las para ficarem tão saudáveis quanto saborosas!

A salada de frutas ideal

Esta certamente é a primeira ótima escolha, se você evitar a tentação de acrescentar leite condensado e outros doces.

Para começar, uma salada poderosa deve conter as frutas prediletas e da época. Em seguida, acrescentar grãos para conferir mais textura e nutrientes, como sementes de linhaça, chia, quinoa, amaranto, aveia em flocos, castanhas trituradas, entre outros.

Um toque de limão ou suco de laranja sem açúcar ajuda a evitar que as frutas escureçam. Caso as frutas escolhidas sejam mais azedinhas, vale um fio de mel, mas sem exageros para aproveitar o doce natural das frutas.

O dilema do chocolate

O chocolate pode ser uma opção de sobremesa saudável, desde que tenha um alto percentual de cacau e seu consumo seja moderado. O fruto é fonte de polifenóis, substância com benefícios à saúde como ação antioxidante, cardioprotetora e anti-inflamatória. Um a dois quadradinhos por dia, em média, são o ideal para obter seus efeitos.

O mito da gelatina

Essa opção tem pouquíssimas calorias, o que contribui para dietas de emagrecimento, porém é repleta de edulcorantes e aromas artificiais. Como já explicamos aqui, o melhor caminho é preparar uma receita natural com colágeno hidrolisado para ter uma verdadeira gelatina saudável.

Como turbinar sua sobremesa

Diversos ingredientes no seu doce podem substituir um alimento pobre em nutrientes ou enriquecer sua tabela nutricional:

Canela: Uma especiaria com sabor excepcional, ela vira um sucesso com banana e outras frutas. Além de controlar a quantidade de açúcar no sangue, ainda é um poderoso termogênico, contribuindo na queima de calorias, e assim, no emagrecimento.

Chia e Aveia: Elas são ricas em fibras, o que melhora a saúde intestinal, e equilibra o índice glicêmico de preparações que contenham muito açúcar e carboidratos. A chia ainda é uma ótima fonte vegetal de ômega 3!

Açúcar de coco: Aqui temos uma ótima fonte de doçura natural, podendo substituir o açúcar branco, por exemplo.

Açúcar mascavo: Uma versão orgânica, também ideal para substituir o açúcar branco.