A tradição para acompanhar um futebol na TV, receber visitas ou aquecer antes de uma balada é servir petiscos. Nessa hora, a dieta que já tremia na base por causa das bebidas alcóolicas que sempre aparecem, vai de mal a pior com a quantidade de calorias e sódio que esses aperitivos geralmente contêm.

É verdade que não dá para forçar a barra e mudar os hábitos da maioria, mas em vez de se juntar a eles, que tal incluir opções saudáveis na mesa de petiscos? Por isso, preparamos uma série de trocas que você pode experimentar, e com certeza vão conquistar o paladar da família e dos amigos.

Frios

Cubinhos de queijo, presunto, peito de peru e azeitonas costumam ser um sucesso. Até que esses alimentos são nutritivos (ricos em proteínas e cálcio), mas também contêm muita gordura e sódio. Que tal trocar os queijos amarelos por queijo branco, presunto por rolinhos de salmão e o peito de peru por canapés de sardinha?

Salgadinhos

Os famosos salgadinhos industrializados vão além da quantidade de calorias e sódio: são uma dose e tanto de conservantes que só fazem mal à saúde. Nessa hora, chips de batata doce assada, torradas de pão integral e tomates-cereja espetados no queijo branco não ficam devendo em nada no sabor – e ainda rendem carboidratos de baixo índice glicêmico.

Oleaginosas

O amendoim é a cara da mesa de petiscos brasileira. O único empecilho é que essa oleaginosa, que pode ser boa para a saúde, inverte o papel nas versões industrializadas. Muitas são cheias de sal, corantes e até recheadas de chocolate. Resultado? Muitas calorias e sódio, que aumenta a retenção hídrica e incha o corpo.

Para colocar no lugar, uma quantidade moderada de amêndoas, castanhas-do-pará e nozes in natura têm nutrientes como gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas e minerais.

Frutas

As frutas cumprem a missão de adoçar – tanto quanto vitaminar – a mesa de aperitivos. Combinam perfeitamente com a ocasião uvas, jabuticabas, ameixas e morangos – opções ricas em antioxidantes. Para cortar em cubinhos: abacaxis, kiwis, mangas e banana, que contêm fibras, vitaminas A e C.

Como nas sugestões anteriores, o consumo deve ser moderado, mesmo assim as frutas são bem mais saudáveis se comparadas a petiscos como chocolates, balas e amendoins adoçados.