Acrescentar antioxidantes na dieta é uma moda que veio para ficar. Seus benefícios já estão comprovados no emagrecimento, evitando o desgaste muscular e até melhorando a eficácia do sistema imunológico. São curingas da alimentação saudável, que quase sempre oferecem um efeito positivo extra – para a beleza da sua pele, por exemplo.

Agressões constantes como a exposição ao sol, poluentes, estresse, fumo e aditivos químicos em produtos industrializados produzem os temidos radicais livres, que desgastam a epiderme diariamente. É aí que um nutriente detoxificante entra em cena, por isso reunimos os indicados para cada efeito:

Chá verde

Está entre os ativos queridinhos das opções detox. Combatendo o envelhecimento precoce das células da epiderme, ele ajuda a deixar a pele hidratada, firme e sedosa.

Fígado de boi

Um dos alimentos com maior concentração de vitamina A. O fígado de boi parece inusitado, mas se destaca por conter esse antioxidante na forma de retinol - a substância que inibe a produção das glândulas sebáceas causadoras da acne.

Batata doce e cenoura

Aqui a vitamina A aparece na forma de betacaroteno, ativo que protege o colágeno alojado na pele e contribui para um bronzeado mais bonito! Para encontrar essa substância, fique de olho na cor dos alimentos. Frutas e legumes de tom amarelo e alaranjado costumam ser ótimas fontes desse aliado da pele jovem.

Tomate

É fonte de licopeno, um detoxificante que protege as células da pele da ação do sol, poluição e poeira.

Frutas cítricas

Apresentam a maior quantidade de vitamina C, que além de combater os radicais livres ainda contribui com a absorção de colágeno. Vale se atentar para a perda de seu teor nutritivo quando exposta ao ar, armazenamento prolongado ou altas temperaturas.

Goji berry

Esta frutinha originária da China ficou famosa por ser campeã em antioxidantes. A grande quantidade de polifenóis como antocianina e resveratrol (que atuam contra o envelhecimento), combinada a vitamina C (absorção de colágeno) e betacaroteno (proteção dos raios ultravioleta), fazem do goji berry um alimento poderoso para a pele.

Chocolate

Quanto mais rico em cacau, melhor. Esse fruto é um dos mais ricos, principalmente em flavonoides do tipo catequina - mais um combatente dos radicais livres que defende a pele dos raios solares.