Sempre que um filme, momento ou pessoa é sem graça, a definição é fácil: sem sal! Todo mundo entende que, sem esse ingrediente – no prato ou na vida –, falta alguma coisa. Então como lidar com o sódio, um componente do sal, tão famoso por ser considerado vilão da pressão arterial?

O sódio faz mal?

Como todos os nutrientes, o sódio tem seu papel no organismo e deve fazer parte da nossa alimentação. Ele participa de funções essenciais como regular o volume sanguíneo, nos impulsos nervosos (importantes para a concentração e o aprendizado), além da contração muscular. Porém, deve ser consumido dentro da quantidade diária recomendada.

A Organização Mundial da Saúde aconselha que o máximo de consumo diário seja de 5 g e 6 g de sal ou 2000 mg a 2400 mg de sódio, mas o brasileiro costuma consumir o dobro.

Como ele se comporta no organismo?

Quando a quantidade de sódio na corrente sanguínea é muito alta, ele se acumula entre as células. O resultado é que o corpo precisa compensar essa substância com mais água, tornando o sangue mais espesso. Por causa disso, o coração precisa bombear mais rápido que o normal e isso eleva a pressão arterial.

Quais alimentos precisam ser moderados?

O sal é principal fonte, mas outros alimentos contêm esta substância em excesso. Geralmente encontramos alto teor de sódio em alimentos embutidos como: presunto, peito de peru, linguiça, salame e salsicha.

Também em temperos prontos, sopas desidratadas, caldos de carnes, molhos prontos. Alimentos defumados ou com processo de conservação utilizando sal, como bacon, bacalhau, carne seca e carne de sol.

Entre os entalados, atenção à ervilha, milho, seleta de legumes, molho de tomate, azeitonas e palmito. Salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos industrializados e oleaginosas salgadas também são repletos de sódio e devem ser evitados. Por fim, é importante não carregar a mão no sal nas principais refeições ao longo do dia.

Então quer dizer que vamos deixar de lado comidas saborosas, em que o sabor natural dos alimentos poderia ser realçado com esse tempero clássico? Pelo contrário. É possível incrementar seus pratos com o uso de condimentos naturais. Para ficar ainda melhor, criamos uma combinação versátil, perfeita para estimular o paladar do seu dia a dia:

Receita de sal de ervas

1 colher (sopa) de coentro em grão ou em pó

4 colheres (sopa) de louro em pó

3 colheres (sopa) de manjericão seco

2 colheres (sopa) de cravo

1 colher (sopa) de mostarda em grão

2 colheres (sopa) de pimenta do reino branca em grão

Preparo: Misture todos os ingredientes para substituir o sal no preparo dos seus pratos.