O colágeno é uma importante proteína produzida pelo nosso organismo e que tem como principal função dar sustentação aos tecidos, aumentando a firmeza e elasticidade da pele, maior viço, ameniza as marcas de expressão, além de contribuir para o fortalecimento das unhas, cabelos.

- Se o nosso corpo produz essa proteína, não preciso repor.
Mito: a partir de 30 anos é importante a suplementação da proteína, pois até essa idade, nosso organismo produz normalmente o colágeno. Com o passar dos anos, temos uma queda na produção do colágeno e os efeitos dessa baixa produção, podem ser sentido na pele, unhas e cabelos, principalmente. Ao suplementar, você estimula as células que produzem colágeno, conseguindo resultados bastante expressivos.

- Não há estudos sobre os benefícios sobre a suplementação de colágeno, já que vários alimentos da dieta já fornecem essa proteína.
Mito: Existem inúmeras evidências de que dos benefícios do colágeno para a firmeza da pele, elasticidade, fortalecimento dos cabelos, unhas e também saúde das articulações. Um recente estudo, conduzido pela Universidade de São Paulo com o Colágeno Sanavita, confirmou esses efeitos na pele de mulheres brasileiras de diferentes idades.

- Ouvi dizer que as cápsulas/balas, águas e chocolates não oferecem a quantidade adequada de colágeno.
Ciência: Minha dica é sempre olhar a porção recomendada e a quantidade de proteína que esse alimento oferece. Os estudos recomendam o consumo diário de 8-10g de colágeno hidrolisado diariamente. As cápsulas e outros alimentos oferecem 1 a 3g em média por porção que chega a ser de 3 a 6 cápsulas, por exemplo. A suplementação do colágeno em pó, enriquecido principalmente com a vitamina C é a melhor opção!

- A mulher é a mais prejudicada pela deficiência de colágeno
Ciência: Essa é uma ciência que eu gostaria que fosse mito, assim como a da celulite e tantas outras, mas... a verdade é que as mulheres, normalmente já apresentam uma menor quantidade de colágeno no organismo, se comparado com os homens. Além disso, no período de climatério/menopausa, ocorre uma diminuição significativa na produção do colágeno e por volta dos 50 anos, a mulher produz em média apenas 35% de colágeno.

- Tabagismo, exposição solar e alimentos ricos em açúcares destroem nosso colágeno
Ciência: Hábitos como uma alimentação rica em açúcares, exposição ao sol de forma inadequada ou sem proteção e pouca atividade física podem comprometer a formação de novas fibras de colágeno e destruir o colágeno já existente, devido um efeito conhecido como glicação. Outro fator extremamente nocivo é o tabagismo. Mulheres que fumam, normalmente tem uma pele mais envelhecida e com manchas, se comparado as não fumantes.

- Posso engordar consumindo colágeno
Mito: O colágeno hidrolisado disponível para suplementação, normalmente oferece a proteína pura enriquecida com antioxidantes. Ao consumir 10g de colágeno, você tem apenas 40 calorias (livre de gorduras, açúcares e carboidrato na maioria das vezes).