Todo mundo já ouviu falar do tão temido efeito sanfona. Este, consiste em você passar por um processo de emagrecimento e ganhar o peso perdido ou até mais novamente. Infelizmente manter o peso após uma dieta é um desafio, já que fatores como alterações hormonais, perda de massa muscular e avanço da idade desaceleram o metabolismo e diminuem a capacidade de o corpo gastar calorias. Mas não se preocupe, traremos para você algumas dicas infalíveis para você não desistir!

Diga não as dietas da moda: Dietas da moda, como as que proíbem a ingestão de determinados grupos alimentares, promovem uma perda de peso rápida, mas são difíceis de serem seguidas a longo prazo. Você não vai conseguir manter esse tipo de alimentação, abandona a dieta completamente e ganha todo o peso que havia perdido.

Melhore os hábitos: Diante de tantos obstáculos, está claro que, para manter o peso, é preciso manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e rotina de exercícios físicos, permanentemente, embora com menos rigidez do que no processo de emagrecimento. Quando você alcançar o peso ideal, não pode voltar aos hábitos que tinha antes de emagrecer. Não é preciso se privar o tempo todo, mas algum controle é necessário.

Mastigue bem os alimentos:  você sabia que a mastigação ajuda no processo de emagrecimento? Pois é, o ato de mastigar envia ao cérebro uma mensagem que você está comendo, e isso faz você ter a sensação de saciedade mais rápido, além de melhorar o processo de digestão.

Se mexa! Escolha algum exercício que te dá prazer, é dança? Musculação? Muay Thay? Boxe? Natação? Enfim, não fique parado. O exercício físico é de fundamental importância para manter seu metabolismo acelerado e te ajudar a emagrecer.

Fique longe do stress: o stress é um reconhecido fator de risco para o ganho de peso e pode ser um grande vilão de pessoas que conseguiram emagrecer. O stress faz com que o corpo produza hormônios que, em excesso, aumentam o apetite e diminuem o controle sobre o que se come.

Invista nos chás: Os chás, são ótimos aliados para perda de peso saudável, como por exemplo, o chá verde, hibiscos, cavalinha, dente de leão, entre outros. Eles têm propriedades termogênicas e/ou diurética, além de oferecer antioxidantes. Converse com seu nutricionista ele vai te indicar a melhor opção.

A última dica é: Nunca diga “Eu não consigo emagrecer! ” Você, mais do que ninguém tem que entender que você é capaz, o positivismo só atrai resultados satisfatórios. Fazendo sua parte você vai emagrecer e sustentar o seu peso alcançado. Parece um pouco desafiador, mas trazemos uma ótima notícia: VOCÊ CONSEGUE!