É tempo de Férias!!! Viajar, curtir o mar, a praia, sol, montanhas e parques. Não tem nada melhor quando chega esse momento em que vamos sair da rotina de trabalho e atividades diárias para curtir com amigos, família, conhecer novos lugares e pessoas, não é mesmo??

Mas quando paramos para pensar em todas as comidas deliciosas e bebidas tentadoras que iremos encontrar pela frente, e que na maioria das vezes não são nada saudáveis, e farão jogar por água a baixo todo o esforço, dedicação e malhação de meses ou até anos de mudanças e reeducação alimentar, a dúvida aparece e nos questionamos se é possível termos escolhas saudáveis durante as férias e viagens.

A resposta para essas dúvidas é que SIM, podemos manter o foco em viagens e férias, podendo comer saudável fora de casa e aproveitando as comidas regionais. O principal de tudo é o PLANEJAMENTO que devemos ter antes de sair e colocar o pé na estrada, buscar conhecer previamente os restaurantes que existem nas cidades e o que disponibilizam, mercados onde possa comprar frutas, castanhas e/ou sementes, os passeios que existem e seu tempo de duração (se servem algum tipo de alimento ou bebida), ou até mesmo já sair de casa prevenido e levar na mala potinhos com castanhas, frutas secas e biscoitinhos de arroz, por exemplo, o que garantem um lanche mais saudável e prático, evitando cair na tentação dos "Fast Foods", que são ricos em gorduras e açúcares.

Outra dica super importante é quanto a  hidratação, para não sairmos da linha é necessário evitar as bebidas industrializadas como os refrigerantes, águas gaseificadas, sucos de caixinhas (quantidade de açúcar é muito grande). O interessante é optarmos pela água, água de coco, sucos naturais da fruta, águas aromatizadas com limão, laranja, carambola ou qualquer outra fruta e os chás - lembrando de preferir adoçantes como a Stévia e o Xilitol. Falando de bebidas, evite as alcoólicas, que não são nada amigas da nossa dieta!

Quando conhecemos uma nova cidade, por exemplo, nos atrai muito a comida regional, que geralmente não são pratos tão leves e saudáveis. Mas nem por isso devemos deixar de experimentá-los e curtir. O importante é saber equilibrar as escolhas , por exemplo: Coma a salada antes do prato principal (sim, coloque vegetais, legumes e verduras todos os dias no seu prato e os diversifique), e após deguste os sabores regionais, sem exageros, até a sua saciedade. Devemos também pensar nas escolhas inteligentes quando estamos diante de um Self Service, por exemplo, optando por saladas, carnes magras (sem frituras e gorduras), arroz ou macarrão integrais e frutas, evitando salgados, empanados e embutidos. A qualidade dos alimentos escolhidos é o ponto chave para manter o foco. Evitar trocar as grandes refeições, como almoço e jantar por lanches, é a melhor escolha.

E a prática de atividade física nas férias??? Ahh não, férias é descanso, não precisamos nos exercitar -ERRADO!! Viagens e férias podem ser um momento maravilhoso para buscar outras atividades que não podemos fazer na nossa rotina diária, como caminhar/correr na areia da praia, fazer trilha até uma cachoeira, andar de bicicleta, arvorismo, jogar futebol, vôlei, entre várias outras atividades.

Todas essas dicas contribuem para que nossas viagens e as férias se tornem mais saudáveis, equilibradas e tranquilas. Agora é só arrumar a mala, os lanchinhos e partir!!!! Boas Férias :)