Nenhuma época do ano é tão leve e tão colorida quanto o verão. Fugimos da rotina, sem hora certa para as refeições, que em geral tendem a ser mais refrescantes, e a beira de uma piscina ou mar. Mas então como manter a dieta e o foco na alimentação em uma época que ficamos muito tempo ausentes da rotina do lar ou de opções a que estávamos acostumados? Aqui vão algumas dicas e sugestões de petiscos saudáveis para você consumir ao longo do dia, evitando assim ficar muito tempo sem comer ou recorrer a salgadinhos, porções fritas entre outros.

 

Mini pizzas de tapioca

01 pacote de discos de tapioca (você encontra opções em formato já prontos ou pode fazer os mini discos)
Polpa de tomate processada com manjericão
Queijo minas picado
Orégano

Modo de preparo
Coloque os discos de tapioca em uma assadeira forrada com papel manteiga, em seguida cubra cada disquinho de tapioca com o molho, salpique o queijo e orégano e leve ao forno por 15 minutos em temperatura média. Pode ser consumido quente ou frio caso você leve este petisco para ser consumido fora. Você pode variar os recheios com legumes, e verduras abobrinha, rúcula, espinafre etc.

 

Chips de raízes

200g de aipim fatiado
300g de batata doce fatiada
300g de beterraba fatiada
100g de cenoura fatiada
100g de mandioquinha fatiada
Sal e orégano

Modo de Preparo
Corte todos os ingredientes em fatias finas, deixe de molho em uma tigela com água, sal, orégano. Em seguida escorra, e coloque as fatias em um pano seco e limpo e suavemente seque apertando o pano, para retirar a umidade dos chips. Disponha estes chips direto no prato do microondas em potência alta, por 10 minutos, observando para não queimar. Vira os chips quando observar que a superfície de cima já estiver tostada. Opção que substitui o salgadinho frito e industrializado.

 

Cuscuz de couve flor

 01 couve flor
01 bandeja de tomate cereja
01 Cebola roxa
Suco de 01 limão
01 colher de sopa de azeite
Salsa, hortelã, pimenta, uva passa, nozes e sal a gosto

Modo de preparo
Processe os ramos de couve flor até que pareça uma farofa. Em seguida, tempere com pimenta, salsa, e sal a gosto. Leve esta farofa de couve flor ao forno por 15 minutinhos. Espere esfriar e misture tomate cereja picado, hortelã, limão, uva passa, nozes e sal a gosto. Ótima opção de saladinha, que você pode levar para qualquer lugar.

 

Canapé proteico

10 unidades de cogumelo tipo shitake sem o talinho
01 cenoura picada em cubinhos
02 colheres de sopa de alho poro em tiras
01 colher de sopa de amêndoas laminadas
01 cebola
Sal, azeite e alho quanto quiser.

Modo de preparo
Primeiro você deve refogar os cogumelos, em uma frigideira, com cebola, alho e azeite, até ficarem macios, em seguida reserve em uma travessa. Na mesma frigideira, você refoga cebola, alho e azeite, a cenoura e o alho poro. Recheie os cogumelos, com a cenoura refogada e salpique amêndoas. Esta opção prática e saudável tem um teor de proteínas para ajudar a manter saciado.

 

Saladinha no palito

Tomate cereja (cortado ao meio)
Queijo coalho (cortado em cubos pequenos)
Damasco
Manjericão
Azeite
Palito

Modo de Preparo
Você precisara de itens simples e práticos e poderá diversificar os ingredientes. A proposta é tornar sua alimentação mais colorida e saudável. Com o auxilio de um palito, espete em forma de camada: 01 fatia de tomate cereja (cortado ao meio), uma de queijo coalho e manjericão, e por último uma de damasco. Você pode alternar, por legumes cozidos como: abobrinha, berinjela, mandioquinha e regar com um fio de azeite.