O grande vilão das dietas e um entre os mais citados quando o assunto é dificuldade de perder peso é o AÇÚCAR. A sensação de satisfação e bem-estar que sentimos após comer uma sobremesa vem do hormônio dopamina que é ativado pelo cérebro quando ingerimos o açúcar.

Atualmente são muitas doenças associadas ao alto consumo de alimentos ricos em açúcar como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e disbiose, porém se você também está com objetivo de entrar 2017 com uma alimentação mais saudável e retirar o açúcar da sua alimentação saiba que existem algumas maneiras de consumir sobremesas sem exagerar nos doces.

Existem vários tipos de açúcar como : mascavo (mais bruto que não passa pelo processo de centrifugação e filtração, mais escuro e se assemelha ao sabor da cana de açúcar, conserva mais minerais como ferro e cálcio), cristal (passa por um processo de refinamento e cozimento que perde cerca de 90% dos minerais), refinado ( passa por mais processo além do açúcar cristal e ainda tem alguns aditivos),  light ( tem menos sacarose que o açúcar refinado, porém e adicionado mais alguns adoçantes que diminuem quantidade do açúcar utilizado para adoçar), demerara (tem uma cor um pouco mais escura que o mascavo, porém passa para por único processo de refinamento, mas não tem aditivos), orgânico ( no plantio não é utilizado adubos ou fertilizantes, orgânico é  modo com que o alimento foi produzido) e o coco (ricos em vitaminas e minerais, possui baixo índice glicêmico, porém também é calórico).

Na indústria temos uma grande variedade de produtos a base de açúcar, por isto devemos ficar atentos a como este ingrediente pode estar sendo mascarado e alguns exemplos são: glucose de milho, lactose, xarope de malte, glicose, frutose, néctares, sacarose, açúcar invertido, mel, melaço/melado, dextrose, maltose e xarope de milho, xarope de malte. Também é importante ressaltar a diferença entre o light e o diet. O produto light tem uma redução de 25% de um determinado ingrediente , já o diet é isento de algum ingrediente que nem sempre é o açúcar ou similar.

Agora que já estamos sabendo tudo sobre o vilão das dietas vocês devem estar se perguntando: “Como eu vou proceder?”. E se eu dissesse que a melhor opção não são os adoçantes, pois vários deles estão sendo considerados disruptores endógenos, ou seja, causam alteração em algumas funções fisiológicas. O Ideal é que  a retirada do açúcar na alimentação seja realizada de maneira gradual para que o paladar se adapte ao sabor menos doce e não precise mais utilizar o açúcar e o adoçante.

Algumas opções de doces saudáveis são:

1- banana da terra (bem madura) no forno por 10 min e depois polvilhar canela.
2- Salada de Frutas.
3- Shake de Morango: Congelar Morango 8 morangos e bater com 1 copo de iogurte sem sabor.
4- Smoothie: Coco Ralado, água de coco(bem gelada) e leite, para finalizar bater todos os ingredientes.
5- Frozen de Manga: 2 unid Mangas, Rapas de limão, 1 col de biomassa de banana verde, 200 ml de iogurte natural e folhas de hortelã, bater todos os ingredientes.
6- Mousse de Abacate: 1 col de cacau, 1 unid abacate pequeno,1 copo de leite de amêndoas (bem gelado), 1 colher de chá de cacau em pó, 1 col de sopa de agave, bater no liquidificar todos os ingredientes.