Retirar o açúcar da alimentação é muito mais do que deixar de ingerir calorias, é um benefício á saúde como um todo. Estudos mostram que os efeitos da ingestão regular de açúcar mesmo em pequenas quantidades são prejudiciais a saúde ao longo do tempo.

Para muitas pessoas a hora da sobremesa é o momento mais esperado do dia. Podemos unir o prazer do sabor doce e a vida saudável, sem deixar de ser saborosa e sem culpa!

Para quem se preocupa com saúde e bem-estar, quer prevenir doenças, para quem segue algum plano alimentar seja para emagrecer ou para ganhar massa muscular ou para quem é diabético, o açúcar é sempre um vilão.

 

Abaixo alguns efeitos negativos do açúcar:

  • Estimula o aumento da glicemia.
  • Altera o controle e liberação de insulina.
  • Aumenta a inflamação sistêmica e retenção de líquidos corporais.
  • Funciona como gatilho para aumento da inflamação e manifestações de doenças auto-imunes, diabetes tipo 2 e Alzheimer.
  • Altera a microbiota intestinal, diminuindo a imunidade e interferindo nas funções intestinais.
  • Diminui a síntese de colágeno pelas células, aumentando a flacidez e envelhecimento da pele.

 

Diante desses efeitos ruins acima, o ideal é deixar o açúcar de lado. Mas não é necessário se despedir do sabor doce, podemos usar as opções de substitutos do açúcar. A primeira opção deve ser sempre usar o sabor doce natural dos alimentos para adoçar. Abaixo algumas dicas para fazer substituições saudáveis em sobremesas:

 

  • Banana, abacate ou manga congelada pra dar textura e sabor doce aos sorvetes, mousses e batidas
  • Tâmaras, uva-passas, ameixas e damascos secos para adoçar bolos e tortas
  • Adoçantes: Dê prioridade para os mais naturais, como é o caso da stévia, xilitol e taumatina
  • Açúcares naturais e com menor índice glicêmico como o açúcar de coco
  • Leite de coco ou castanhas para substituir os lácteos quando é necessária a retirada de leite de vaca
  • Substituir a manteiga ou margarina das sobremesas por óleo de coco para melhorar o perfil nutricional
  • Melhorar o perfil proteico da preparação adicionando colágeno hidrolisado ou proteína vegetal.