De acordo com a especialista, a principal dica é ter atitude, disciplina e ser realista com as metas a serem alcançadas

 

Faltam poucos dias para o Carnaval hora de separar a fantasia, treinar o samba no pé e se preparar para os dias de folia. Para curtir a festa com energia, disposição e com o corpo mais leve, livre dos quilinhos acumulados nas férias e festas de final de ano, a nutricionista da Sanavita Natália Dourado, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional,  explica que, além de ter as marchinhas de Carnaval na ponta da língua, o folião precisa ter atitude, disciplina e fazer escolhas inteligentes para que as metas sejam alcançadas. “Algumas pessoas desejam perder peso para chegar ao Carnaval com o corpo mais em forma, apostando em dietas restritivas ou inadequadas, que geralmente levam ao efeito sanfona e causam complicações para a saúde. O ideal é que qualquer dieta específica seja acompanhada por um médico ou nutricionista, levando em consideração as características de cada paciente, alerta.

Não importa se o Carnaval vai ser na avenida, no clube ou correndo atrás do trio elétrico, a dica para eliminar os excessos até lá é adotar uma alimentação saudável e fracionada, de acordo com a rotina de cada pessoa, evitando grandes períodos em jejum e investindo em opções nutritivas ao invés de opções com calorias vazias (ricas em açúcar, sódio e gordura). Assim você não exagera na próxima refeição, controla a fome e não dá chance ao efeito sanfona. “Essa é a base da reeducação alimentar que ajuda a emagrecer, mantém a saúde e ainda dá a energia necessária para pular, dançar e curtir”, esclarece Natália. “Faça escolhas inteligentes, optando por alimentos menos calóricos, que além de nutrir promovem saciedade, como as frutas, hortaliças, cereais integrais e carnes magras. A simples retirada do açúcar e frituras do cardápio é capaz de gerar um resultado rápido na balança”, esclarece. Para a nutricionista a mastigação também é muito importante nesse processo. “As pessoas tem o hábito de comer rapidamente, com pressa, e isso prejudica a perda de peso. Quanto mais lenta a mastigação, mais rápido a pessoa sentirá saciedade e melhor será a sua digestão”, afirma.

Incluir atividades aeróbicas e exercícios de musculação à rotina é também um hábito que combina com esse e outros carnavais. Além de aumentarem o gasto calórico, tais atividades ajudam a manter a massa muscular, acelerar o metabolismo e de quebra dão muita disposição. A ingestão de líquidos também é importante, já que além de hidratar, ajuda a função intestinal e ativa o sistema linfático, eliminando impurezas. “Além de muita água, o folião pode apostar em chás e sucos com ação termogênica e antioxidante, tais como os Chás Verde, Hibiscos, Matcha e os sucos funcionais desenvolvidos pela Sanavita (www.sanavita.com.br),  que são ótimos aliados para ajudar a acelerar a perda de peso e desinchar o organismo”, explica “Tais bebidas são ideais para substituir outras bebidas calóricas e pouco nutritivas, e podem também ser consumidas durante e depois da festa, pois ajudam a evitar a desidratação do corpo, repondo a água e os sais minerais eliminados com o suor e evitando a tão temida ressaca”.

Para manter o ritmo, garantir a praticidade e chegar mais rápido aos resultados, Natália indica o Mix Verde Sanavita – um suco verde que associa frutas e vegetais como espinafre, maçã, couve, abacaxi, blueberry, gengibre e salsa em uma única fórmula. “É uma  opção super saudável, de baixas calorias, ideal para momentos como o café da manhã e lanches”, comenta. E se a correria do dia a dia não permitir uma refeição equilibrada e saudável, a nutricionista sugere os Shakes,  que são opções ricas em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, que garantem sensação de saciedade oferecendo nutrientes em proporções adequadas ao invés de opções como fast food.