Você sabia que o nosso guia alimentar preconiza que devemos ter no nosso dia a dia uma alimentação rica em fibras? O Ideal é 27g/dia, isto por que já se tem comprovado que fibras exercem um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Muito além disto, as fibras contribuem pra a saúde do nosso intestino - e um intestino funcionando bem se reflete em saúde, beleza e bem estar.

As fibras são formadas por diversos componentes! Dentro da classe de fibras, temos as fibras prebióticas: a inulina, polidextrose e os fruto-oligossacarídeos (FOS). Estas fibras são chamadas prebióticas por que quando atingem o intestino grosso são metabolizadas por bactérias benéficas presentes neste local e podem estimular o crescimento de algumas bactérias promovendo uma flora intestinal (ou microbiota) mais saudável e menos preguiçosa. Quando o intestino funciona bem,produz efeitos importantes para a saúde como por exemplo, a prevenção de episódios de diarreias e constipação e o favorecimento do sistema imunológico.

Além do consumo das fibras, a ingestão de água é muito importante: no mínimo 2L por dia. Aqui vão algumas dicas para você colocar mais fibra na dieta: frutas e vegetais crus possuem um alto teor de fibras, grãos integrais de boa qualidade, incluir grãos e farelos nos lanches intermediários (aveia, quinoa, linhaça; consumir leguminosas como grão de bico, feijão, lentilha). Já existe também suplementos de fibras prebióticas que auxiliam o nosso organismo, complementando a dieta. Mas não se esqueça: devem ser consumidos sob orientação de um médico ou nutricionista.