Se existe algo que incomoda, principalmente as mulheres, são as famosas celulites! Os principais causadores desta indesejada celulite são o acúmulo de gordura, água e toxinas que ocasionam desníveis devido alterações no tecido gorduroso sob a pele provocando a aparência de “casca de laranja”.

Para classificar o seu nível de celulite é necessário avaliar características como número e profundidade das depressões, aspectos das áreas elevadas e presença de flacidez. A partir destas avaliações elas serão classificadas em grau 1 (ao comprimir a pele surgem pequenos furinhos), grau 2 (as ondulações são vistas sem precisar comprimir), grau 3 (nódulos são perceptíveis) e grau 4 (vários nódulos com comprometimento na circulação).

Algumas das principais causas da celulite são: falta de exercício físico, alimentação desequilibrada, cigarro, bebida alcoólica, baixo consumo de água, dentre outros. A sorte é que temos vários aliados para diminuir ou eliminar este grande incômodo. É essencial  ter disciplina, determinação e seguir as dicas abaixo com os 10 melhores alimentos para combater a celulite.

O primeiro deles é o consumo de chás com ação antioxidante. Eles atuam aumentando significativamente a eliminação das toxinas e gorduras, além de melhorar a vascularização. Logo depois, temos o consumo de fibras (linhaça, chia, quinoa) que atuam melhorando o transito intestinal contribuindo para eliminar as impurezas e toxinas do corpo. O terceiro, são as frutas vermelhas ricas também em vitamina A e C, combatendo os radicais livres e melhorando a detoxificação que são causadores da celulite. O quarto alimento são as oleaginosas (nozes, castanhas do para, castanha de caju, amêndoas) ricas em ômega 3 (gordura boa) e vitamina E, que atuam melhorando a circulação sanguínea. O quinto é o colágeno, que com o passar dos anos diminui a produção no corpo e provoca o aumento da flacidez na pele. O objetivo da reposição do colágeno é dar firmeza e elasticidade a pele. O sexto são os vegetais e folhas verdes, pois tem a presença da luteína, um poderoso antioxidante, além do seu  potencial para aumentar a hidratação, circulação e a elasticidade na pele. O sétimo são as proteínas magras (peixes, frango) consideradas de alto valor biológico que auxiliam no aumento da massa magra, reduzindo assim o acúmulo de gordura e fortalecendo a musculatura. O oitavo é o azeite extra virgem , que combate a celulite com uma ação anti inflamatória, diminuindo os edemas causados pela celulite. O nono é a maçã, esta fruta é fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas, fazendo com que ela sejam facilmente eliminadas pelos organismo. O décimo é o gengibre, que é  um  alimento tem poder de aumentar o metabolismo, melhorando o funcionamento do organismo e a eliminação da gordura.

Existem algumas soluções para ajudar a eliminar a celulite, porém deve haver uma mudança dos hábitos de vida a fim de diminuir todas as toxinas que temos contato diariamente, como: poluição, medicamentos, maquiagem, estresse, agrotóxicos e aditivos químicos. Estes são os maiores causadores de inflamação, além dos açúcares, que devem ser utilizados de forma mais ponderada possível. Vale ressaltar que realizar atividades físicas frequentemente pode melhorar a vascularização e diminuição do acumulo de gordura.