A retenção de líquidos acontece devido ao extravasamento de líquido pobre em proteínas do sangue. Ele se desloca dos vasos sanguíneos e vai até o tecido subcutâneo causando inchaços visíveis.

Alguns fatores podem ser os responsáveis pelos inchaços como por exemplo, a TPM, o uso de anticoncepcionais, o clima, hipotireoidismo, problemas renais, gestação, entre outros.

Como eliminar esses líquidos indesejados? A boa notícia é que com alguns truques simples e eficazes, você pode melhorar muito esse acúmulo de líquidos no seu organismo.

  • Tire o saleiro da mesa

Manter o sal longe da mesa na hora das refeições ajuda você a não abusar do sódio. O sódio em excesso é um dos grandes vilões da retenção hídrica. Substitua o sal comum por um sal de ervas, mais saudável e mais gostoso. Segue abaixo uma receita:

1 colher de sopa de alecrim

1 colher de sopa de salsinha seca

1 colher de sopa de manjericão

1 colher de sopa de orégano

1/2 xícara de sal light (possui menor teor de sódio e mais potássio).

Misturo todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e conserve em um pote de vidro tampado. Validade: 3 semanas.

  • Aposte no chá de hibiscos

O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.

  • Atividade Física

Os exercícios físicos são ótimos aliados na luta contra o inchaço. A atividade física estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, evitando a formação de edemas.

  • Beba água

Não é à toa que os especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia. A água mantém a hidratação, garante que o organismo funcione bem e combate a retenção de líquidos. Quanto mais água beber, maior o volume de sangue. Com isso, as células ficam mais irrigadas e o organismo não retém sódio.

  • Consuma alimentos para acabar com a retenção

Uma alimentação equilibrada é ideal para manter a saúde e a forma física. Mas temos alimentos específicos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos e consequentemente desinchar. Alguns deles: melancia, couve, alface, kiwi, farelo de aveia, abacaxi, entre muitos outros.

Saiba que a retenção de líquidos pode surgir algumas vezes mesmo tomando vários cuidados. Continue seguindo as dicas e mantenha uma alimentação equilibrada para diminuir os efeitos. Caso persista, procure um médico pois só ele poderá avaliar, pois como mencionado pode ser que algo não vá bem com seu organismo.