Assistir aos cabelos caindo a cada escova, secador, banho ou até mesmo no dia a dia – quem nunca ficou aterrorizado com essa situação? A boa notícia é que existem diferentes formas de amenizar ou prevenir esse problema. Em muitos casos, a alimentação pode ser a vilã de toda a história.

Causas hereditárias, distúrbios alimentares e danos causados pela química excessiva (tinturas e outros procedimentos, como o alisamento) ou por medicamentos também podem estar por trás da queda dos fios. Descartadas as possibilidades acima com a ajuda de um médico ou nutricionista, chega a hora de prestar atenção ao cardápio do dia a dia.

Isso porque uma alimentação balanceada conta com nutrientes que ajudam a diminuir ou até mesmo evitar a perda de cabelo. Entre elas, estão o ácido pantotênico (vitamina B5) e a biotina (vitamina B7). Elas atuam no metabolismo e têm relação com a produção de queratina. Quando combinadas aos peptídeos de colágeno (saiba mais sobre eles aqui), os fios ficam mais fortes e saudáveis.

A ausência do ferro também pode ser responsável pela queda dos cabelos – por provocar a anemia, compromete a produção dos fios e fragiliza os que já existem. Já a vitamina C trabalha na absorção desse mineral – sem ela, nada feito.

Mas quais são os ingredientes que não podem faltar na alimentação? Cereais integrais, verduras, frutas, carnes magras e castanhas. Também não se esqueça da hidratação, bebendo bastante água todos os dias. Se você sentir a necessidade da suplementação, não deixe de conversar com seu médico ou nutricionista antes de mudar a dieta.

E seja feliz com cabelos fortes, lindos e saudáveis!