É bem provável que você já tenha ouvido por aí que uma alimentação pobre em vitaminas e minerais pode trazer problemas à saúde. Além de ser uma grande verdade, essa ausência de itens importantes no cardápio se reflete também nos cabelos, unhas e pele.

Pensando em uma rotina equilibrada, todas as vitaminas e minerais são importantes para a saúde como um todo. Em relação à beleza, podemos destacar as vitaminas A, C, E e as do complexo B (como a biotina e o ácido pantotênico) como importantes para os cabelos, pele e unhas – além de minerais como o ferro e zinco.

Sem elas, as unhas podem se tornar quebradiças, por exemplo. Muitas vezes, esse problema se torna crônico justamente pela falta do diagnóstico preciso. Já sobre os cabelos, sem vitaminas e minerais eles podem sofrer com a perda de volume, queda, perda de brilho, alteração da coloração e até a redução da velocidade do crescimento dos fios.

No caso das vitaminas do complexo B, elas estão relacionadas com a síntese da queratina e com a proliferação celular. Já as vitaminas A, C e E são antioxidantes e têm ação anti-inflamatória. Enquanto isso, a vitamina C participa da formação do colágeno – responsável pela elasticidade e firmeza da pele.

O ferro atua na oxigenação das células e na formação da queratina. Sem ele, as chances de unhas quebradiças são maiores. Já a ausência do zinco pode trazer problemas como a perda de cabelo.

Como saber se preciso de suplementos?

Essas vitaminas e minerais estão presentes principalmente nos cereais integrais, frutas, legumes e verduras. Mas, com uma rotina corrida, estresse e má alimentação, é possível apresentar algum tipo de carência dos nutrientes mais importantes. Nesses momentos, a suplementação se faz necessária. Mesmo assim, é importante avaliar essa necessidade com um médico ou nutricionista.