Você já deve ter percebido que o inverno além de nos deixar mais preguiçosa (o), também pode atrapalhar os planos de quem quer emagrecer ou pelo menos manter o peso. Isso porque no inverno o nosso organismo gasta mais calorias para manter a temperatura corporal e como consequência sentimos mais fome, e nem sempre de salada e grelhados. É possível driblar esse período de forma bacana com exercícios, alimentação e determinação, antes que a balança acuse alguns quilinhos extras que acabe afetando o nosso humor.

A comida precisa ser nossa aliada e a partir do momento que não faz bem, é preciso parar e entender as nossas necessidades e a maneira com a qual nos relacionamos com os alimentos. Confira a dicas e coloque os amigos que estão sempre por perto também nessa missão:

  1. Coma menos e com mais frequência
  2. Não abandone os exercícios. Se estiver difícil acordar muito cedo (eu sei como é isso), programe-se para exercitar-se em outro horário. É preciso gastar energia, ou vai preferir acumular?
  3. Faça refeições leves a noite como os caldos e sopas quentes. Mais nada de abusar dos cremes gordurosos, queijos, torradinhas e outros complementos
  4. Nos intervalos das refeições consuma chás. A temperatura quente ajuda no controle da ansiedade e bem estar. Se a ideia é ajudar no emagrecimento prepare o Chá Verde quentinho.
  5. Cuidado com algumas tentações do inverno como massas, fondue, chocolate quente, queijos e vinhos, feijoada, bolinho de chuva, etc. Procure sempre uma alternativa mais saudável para comer sem culpa
  6. Substitua uma refeição ao dia por shakes. No inverno, seu preparo pode ser com leite morno. As fibras vão ajudar na saciedade e o melhor com pouquinhas calorias, além de ser delicioso.
  7. Procure não abandonar de vez as saladas no inverno ou escolha os legumes e verduras cozinhas, eles precisam estar presentes no cardápio
  8. Consuma frutas, em especial as ricas em vitamina C (laranja, kiwi, morango, acerola, tangerina). Pode ser in natura, salada de frutas ou na forma de sucos.
  9. É comum no inverno bebermos menos água, mas é necessário manter-se hidratada. Além disso, ela é essencial para o funcionamento intestinal, saciedade e outras funções importantes.
  10. Por último, tenha pensamentos positivos, nada de ficar murmurando pelos cantos.Logo vem a primavera...