O comportamento alimentar das pessoas, de um modo geral, é orientado pelas características do estilo de vida urbano, baseando-se em uma “alimentação ocidentalizada”, que tem como consequência o consumo maior de alimentos industrializados, semi- processados ou prontos para consumo. Esta tendência acaba levando a maior parte da população para um progressivo aumento de excesso de peso.

As proteínas são nutrientes essenciais conhecidas, por serem construtoras e possuírem diversas funções no organismo como catalisação de reações metabólicas, replicação de DNA, resposta a estímulos, transporte de moléculas, formação de neurotransmissores e células imunológicas, dentre outras. As fontes vegetais têm sido muito estudadas atualmente devido o aumento do interesse do consumidor por produtos mais naturais, práticos e de qualidade.

 

As proteínas vegetais

Proteínas provenientes de vegetais são ricas em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o ganho de massa muscular e manutenção da saúde. Ainda revelam melhor digestibilidade sendo uma opção eficiente para dieta de pessoas intolerantes e alérgicas à proteína de origem animal e para vegetarianos e veganos. Também são essenciais para quem pratica atividade física ou esporte, seja seu consumo na forma de alimentos ou suplementos.

A dieta vegetariana caracteriza-se por conter maior quantidade de gordura insaturada, carboidratos e fibras, juntamente com um elevado consumo de vegetais, frutas, cereais, legumes e nozes, procurando não consumir nenhum tipo de alimento de origem animal. Dentre os principais motivos para se aderir à dieta do vegetarianismo, está a saúde, ética, os direitos dos animais eao meio ambiente, à fome, à economia e à religião, além de ser uma escolha para um estilo de vida mais saudável.

Portanto, bebidas e suplementos vegetais são umas das tendências da nutrição, que estão presentes na lista da Whole Foods Market - maior rede de supermercados que comercializa produtos naturais e que compartilha uma relação sobre as inovações nutricionais para alimentação do ano.