O whey protein é  um suplemento proteico, criado através da extração da proteína do soro do leite de vaca no processo de produção de queijos. Por muito  tempo, esse valioso produto foi descartado pela indústria de laticínios por falta de conhecimento sobre seu valor nutricional e de técnicas adequadas de extração. Hoje em dia é bem conhecido, usado e indicado por profissionais da área da saúde, por oferecer inúmeros benefícios se usado de forma correta e nas quantidades adequadas.

O whey protein é separado por três tipos: concentrado, isolado e hidrolisado. A diferença entre eles está no processo de fabricação, onde é feita a extração e filtração do soro para eliminar as gorduras e carboidratos e manter apenas as proteínas, que também passam por tratamentos para melhora da digestibilidade e absorção. Quanto mais filtrado for o produto, mais puro ele é, e quanto mais puro for, mais rico em proteínas.

A principal indicação de uso do whey protein é o fortalecimento e crescimento muscular, associado a exercícios de força. Isso porque o whey protein é uma proteína completa, com aminoácidos essenciais e não essenciais, boa absorção e rico em BCAAs, leucina e glutamina, aminoácidos indispensáveis para construção, crescimento, manutenção e recuperação dos músculos. O melhor momento para consumir o whey protein com objetivo de hipertrofia é após a prática do exercício de força, momento em que há maior fluxo sanguíneo para o músculo, maior absorção de nutrientes e síntese proteica.

Por ser composto por proteínas, o uso de whey protein é usado em processos de emagrecimento por dar saciedade por um tempo maior e por ajudar a aumentar a massa magra, consequentemente facilitando a oxidação da gordura corporal. O músculo é um tecido ativo e que aumenta a demanda energética, portanto, à medida que os músculos aumentam, a gordura corporal tende a diminuir.

Outra indicação importante para uso de whey protein é para idosos em casos de sarcopenia, uma doença que causa enfraquecimento e perda de massa muscular.

O uso de whey protein apresenta vários benefícios, desde que tenha indicação de um nutricionista para orientá-lo quanto a quantidade, horários e adequação com sua rotina alimentar.