BELEZA DE DENTRO PARA FORA

Todo mundo sabe que a nossa alimentação e os nutrientes que consumimos (ou deixamos de ingerir), têm ligação direta com a nossa saúde. É por esse motivo que manter uma dieta equilibrada, que forneça as vitaminas e minerais necessários para o organismo, é a chave do sucesso para uma vida saudável e um corpo sustentável.

O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que esses nutrientes são também os responsáveis pela beleza da nossa pele, unhas e cabelos. Unhas esbranquiçadas, quebradiças e com ondulações podem sinalizar falta de nutrientes ou até mesmo algum problema de saúde. Da mesma forma pele e cabelos opacos e sem aquele viço natural, também são um sinal de alerta.

Unhas e cabelos

As unhas e os cabelos são formados por uma proteína rica em fibras chamada queratina, mas contam também com lipídios, zinco, alumínio, entre outras substâncias. É possível, porém, dar aquele boost para garantir a saúde e a beleza deles. A biotina e as vitaminas do complexo B aliadas aos aminoácidos e as vitaminas C e E são as responsáveis, por exemplo, por ajudar o nosso organismo a produzir queratina e com isso, fortalecer e garantir a saúde das unhas e dos cabelos.

Para garantir a presença dos nutrientes importantes para te ajudar nessa tarefa, fique de olho na lista a seguir:

  • Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango são fontes de vitamina C
  • Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais são ricos em vitamina E e de cálcio.
  • Peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais são fonte de biotina
  • Ovo, carne, aves e leite são fonte das vitaminas do Complexo B e de proteínas;
  • Fígado, gérmen de trigo, amêndoas,  passas, leguminosas são fonte de ferro.

Pele

Muitas são as razões para que a nossa pele perca a luminosidade e o viço natural, mas um dos motivos, muito comum nas mulheres está relacionado ao mau funcionamento intestinal. Isso porque quando a nossa digestão não é boa e consequentemente nosso intestino não funciona de forma adequada, gera o acúmulo de toxinas acarretando no surgimento de acne e demais edemas.

  • Fibras, como aveia, semente de gergelim e os grãos em geral são fonte de fibras
  • frutas e verduras, que são ricas em antioxidantes, que inibem os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele
  • O consumo de água, suco de frutas frescas e vegetais em geral é fundamental para a hidratação;
  • Por fim, as vitaminas A, E, C e D, carotenoides, selênio, cobre, zinco, magnésio, ácidos graxos poliinsaturados 3 e 6 e polifenóis, agem na proteção, cicatrização, síntese de melanina e crescimento da pele.