O inverno é o período do ano com a maior probabilidade de propagação de vírus e bactérias, predispondo a piora de doenças respiratórias preexistentes, como asma e rinite, bem como o aumento de resfriados e infecções, como a gripe. Isso ocorre porque em geral as pessoas tendem a se juntar mais em ambientes fechados e o ar mais seco em algumas regiões, associado ao aumento da poluição e mudanças bruscas de temperatura, tornam muitas vezes esses transtornos inevitáveis.

 

Para proteger o nosso corpo desses inimigos, é importante manter o bom funcionamento do sistema imunológico, um “exército” de células específicas que estão sempre alertas e prontas para nos defender de agentes estranhos. Contudo, esse sistema pode muitas vezes ficar fragilizado, debilitado, e quando isso acontece nós nos tornamos suscetíveis às doenças.

 

Os riscos de doenças típicas do inverno e a deficiência do sistema imunológico podem ser driblados com alguns cuidados, entre eles:

 

- Aumente o consumo de água: com a redução da temperatura é comum sentirmos menos sede, e a ingestão diminuída de líquidos promove uma menor umidificação das vias respiratórias, reduzindo as nossas defesas, além de expor o corpo ao risco da desidratação.

 

- Alimente-se bem: um corpo bem nutrido está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções, por isso, reforce sua alimentação com frutas e hortaliças diversas, grãos integrais, chás como gengibre e chá verde (o Power Tea Chá Verde da Sanavita é uma excelente opção) e micronutrientes como a vitamina C e os minerais zinco e selênio, que possuem ação comprovadamente eficaz contra gripes e resfriados.

 

O aminoácido glutamina também pode ajudar, pois é considerado a principal fonte energética das células de defesa do nosso corpo. Além disso, atua no intestino melhorando a sua capacidade de barrar substâncias e microrganismos patógenos que desencadeiam estresse imunológico e processos inflamatórios prejudiciais à saúde. É por isso que o Glutatech Immune da Sanavita foi desenvolvido com a associação dessas substâncias: uma única dose contém 5g de glutamina e 100% das necessidades diárias de vitamina C, zinco e selênio.

 

- Pratique uma atividade física: durante o inverno é comum as pessoas ficarem com mais preguiça, mas é justamente nessa época que a atividade física pode ser muito importante, já que além de diminuir o estresse, os exercícios moderados aumentam a atividade de células de defesa, os conhecidos linfócitos, protegendo contra as infecções.

 

Além de todas essas dicas, não se esqueça: higienize as mãos sempre que possível, evite aglomerações e mantenha os ambientes bem ventilados. Assim, você ficará com o seu sistema imunológico em dia para aproveitar todas as delícias da estação mais charmosa do ano!