theme-sticky-logo-alt
Uma tigela de madeira com açúcar dentro e uma colher de metal com açúcar por cima.

Açúcar: Deixe essa doçura de lado

Em pleno século XXI onde vivemos a era das comidas prontas rápidas, práticas e aparentemente deliciosas, somos consumidos pelo excesso de gordura, sódio e talvez o pior vilão de todos esses excessos, o açúcar.

Segundo pesquisadores, no final do século 19, o consumo médio de açúcar anual, por pessoa, era de dois quilos. Hoje, são 37! Dessa forma, o açúcar tem o sido o principal alvo de perseguição dos médicos e nutricionistas. Grande parte desse número se deve à crescente oferta de produtos industrializados ricos nesse ingrediente, já que ele é amplamente utilizado em muitos alimentos.

O consumo excessivo de açúcar pode provocar complicações que vão além da obesidade e ganho de peso, como favorecer o desenvolvimento do diabetes, câncer, enxaqueca e até mesmo contribuir para o envelhecimento precoce. Entenda como esse consumo excessivo pode influenciar nessas doenças:

Câncer

Quando consumido, o açúcar possui rápida absorção e, consequentemente, a taxa de glicose aumenta nos vasos sanguíneos. Para equilibrar, o pâncreas libera insulina, que fica nos tecidos, inclusive no mamário. Quem já tem câncer de mama iniciado e consome muito açúcar corre o risco de acelerar o desenvolvimento da doença porque a insulina irá estimular o crescimento e aumento das células tumorais mamárias.

Enxaqueca

O consumo de açúcar pode agravar a crise de enxaqueca, sim. Para a enxaqueca existe um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico (sistema neural que é responsável por proporcionar emoções) e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, as oscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para influir na crise. O quadro de enxaqueca piora porque quando consumimos açúcar, muita insulina é liberada, o que acaba desequilibrando os outros hormônios que afetam o sistema límbico.

Diabetes

Quem tem vulnerabilidade genética e consome açúcar em excesso, tem probabilidade grande de adquirir essa doença.

Obesidade

Quando os alimentos passam pelo intestino, onde a glicose é absorvida, há um sinal para que o pâncreas produza insulina, hormônio responsável pelo transporte da glicose até corrente sanguínea entre nas células e nos músculos do corpo, que usam o açúcar como fonte de energia.

As pessoas que consomem mais glicose que o necessário acabam armazenando a substância sob a forma de gordura. A insulina também faz com que a glicose entre nas células do tecido adiposo, por isso o excesso desse hormônio acarreta ganho de peso.

Envelhecimento precoce

O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito alimentos doces, acontecem ligações cruzadas de colágeno com açúcar. Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Aí, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite. Quem come muito açúcar envelhece mais rápido.

Diante de tantos problemas que podem ser desencadeados com o consumo exagerado de açúcar, devemos cortá-lo de nosso cardápio? Se não consumir, melhor, se consumir, o menos possível. É aconselhável a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo, que é mais rico de nutrientes, embora também seja calórico, ou por mel.

 

5 dicas para diminuir o consumo de açúcar:

  1. Substitua o consumo de doces por frutas.“Apesar de também possuírem açúcar, elas possuem outros nutrientes que as tornam mais saudáveis que um doce”. Um exemplo também é a ingestão de fibras na alimentação visto que dificultam o processo de absorção do açúcar.
  2. Consulte os rótulos dos produtos.
  3. Prefira os carboidratos integrais aos refinados.Eles possuem um teor maior de nutrientes e são fonte de fibras que controlam os níveis de açúcar no sangue.
  4. Nada de colherzinha de açúcar. Substitua por ADOÇANTE que fornece pouquíssima ou nenhuma caloria por porção e tem um poder adoçante potente. Dê preferência aos adoçantes mais saudáveis e seguros à stévia (proveniente de uma planta) e à sucralose (obtida cana de açúcar)
  5. Movimente-se!Assim o açúcar ingerido é queimado e não se transforma em gordurinha estocada. Lembrando que o fato de você praticar exercícios físicos não abre espaço para o exagero, combinado? Deixe essa doçura de lado e mantenha a linha!

 

Caroline Soares
Centro de Educação Alimentar Sanavita – CEAS

Mesa com gengibre e uma colher de madeira, representando os alimentos que aceleram o metabolismo.
Post anterior
4 alimentos que aceleram o metabolismo!
Mulher em uma praia, relaxando enquanto alonga seu corpo com as mãos entrelaçadas e esticadas para cima.
Próximo post
Saúde da Mulher: o que faz bem?

1 Comentário

  • 5 de abril de 2014 na 18:01
    maria solange dos santos

    vou fazer essas receitas.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0