theme-sticky-logo-alt
Você Sabia Que a Saúde Da Flora Intestinal Pode Melhorar o Seu Humor?

Você Sabia Que a Saúde Da Flora Intestinal Pode Melhorar o Seu Humor?

Você sabia que uma flora intestinal saudável pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, incluindo a melhora no humor? Isso mesmo! 

É por esse motivo que é importante adotar uma alimentação saudável. Não somente para evitar doenças, mas também para ter mais qualidade de vida, com mais ânimo e entusiasmo.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura do artigo e entenda como a flora intestinal pode contribuir para garantir o bom humor e quais são os alimentos indicados para ajudar a mantê-la sempre saudável.

O que é a flora intestinal?

A flora intestinal, ou microbiota intestinal, é um conjunto de microrganismos que vivem no intestino com um papel essencial para manter a saúde das pessoas em dia. Eles são responsáveis por auxiliar no processo de digestão dos alimentos, na absorção de nutrientes e na produção de diversas substâncias importantes para o funcionamento do corpo.

Além disso, esses microrganismos são importantes para reforçar o sistema imunológico,.

protegendo o organismo contra bactérias prejudiciais para a saúde e outros agressores.

Como a flora intestinal influencia no humor?

Bom, agora que você já sabe o que é a microbiota intestinal e qual é a sua função no organismo, provavelmente, deve estar se perguntando o que ela tem a ver com o bom humor, não é mesmo?

A resposta para essa dúvida é que existem ligações neurais entre o intestino e o cérebro humano, e os microrganismos da microbiota intestinal conseguem ajudar na produção de substâncias como a serotonina, um importante neurotransmissor para a sensação de bem-estar. 

Aliás, a relação entre intestino e cérebro é tão importante que muitos especialistas consideram o intestino como segundo-cérebro, e a composição da flora intestinal decisiva para comportamentos como ansiedade, estresse e humor. Por isso, não é a toa que uma flora intestinal saudável atua como um fator importante para o bom humor! 

Como manter a microbiota intestinal saudável?

Como você viu até aqui, a microbiota intestinal tem um papel de destaque quando se fala em melhorar o ânimo. Mas, para isso, é importante garantir que ela esteja sempre saudável. 

Portanto, é preciso investir em uma alimentação adequada rica em fibras, especialmente as prebióticas, além de nutrientes essenciais que irão garantir que os microrganismos benéficos para a nossa saúde consigam se desenvolver e realizar suas funções. 

Boas apostas também são os probióticos, as bactérias “do bem”, presentes suplementos e alimentos fermentados. Confira algumas ótimas  opções:

  • Chicória
  • aveia;
  • alho;
  • cebola;
  • banana;
  • brócolis;
  • couve;
  • linhaça;
  • repolho;
  • iogurte;
  • leite fermentado.

Gostou do artigo? Então, agora que você já sabe qual é a importância da microbiota intestinal para a sua saúde, conheça também os 4 problemas intestinais que acabam com o seu bem-estar e saiba como preveni-los.

Mulher colocando colágeno hidrolisado em um copo com água
Post anterior
Desvendando a flacidez da pele: entenda melhor o papel do colágeno
Mulher com as duas mãos na barriga, formando um coração e uma margarida no umbigo
Próximo post
Problemas Intestinais: conheça os sintomas e como cuidar da sua saúde digestiva
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0