theme-sticky-logo-alt
Importância do BCAA para os músculos

BCAA: qual a importância desses aminoácidos para os músculos?

Durante os exercícios, o corpo entra no que se chama de estado catabólico e, se não tiver recursos para abastecer, passa a consumir o próprio músculo. Por isso, é importante garantir que ele esteja recebendo os aminoácidos ideias, como é o caso dos BCAAs, por exemplo. Continue lendo para entender mais sobre esse suplemento! 

O que é BCAA e qual a sua importância para o músculo?

A sigla quer dizer “aminoácidos de cadeia ramificada” (Branched Chain Amino Acids). Só isso, talvez, não te diga muita coisa. 

Para entender o valor desse suplemento, primeiro é preciso lembrar o que são os aminoácidos. Existem 20 tipos dessas moléculas que se combinam de diferentes maneiras para dar origem aos peptídeos, e por fim, as proteínas.

Eles podem ser classificados em:

  • não essenciais: aqueles que o corpo humano pode sintetizar, independentemente da ingestão de fontes de proteína;
  • essenciais: os que se obtêm exclusivamente de alimentos ou suplementos, como é o caso do BCAA.

Os BCAAs  compreendem os aminoácidos valina, isoleucina e leucina. Eles são os queridinhos das células musculares,  correspondendo a cerca de 35% daqueles utilizados para a formação de massa muscular.

São muito utilizados para otimizar o desempenho esportivo, pois eles agem:

  • favorecendo a produção de massa magra;
  • reduzindo as ações catabólicas, que degradam o tecido muscular;
  • acelerando o processo de recuperação após o estresse provocado pela atividade física.

O público 50+ também pode se beneficiar, pois, os BCAAs também ajudam a combater e prevenir a sarcopenia ─ processo natural de diminuição da massa muscular, que promove  aumento da fragilidade corporal e prejudica a qualidade de vida.

BCAA engorda?

O BCAA não engorda, porque é responsável pela reconstrução muscular. Por outro lado, ele não atua no emagrecimento. 

Só vale lembrar que, quando aumenta o percentual de massa magra, o de gordura, consequentemente, cai. Um bônus entre os seus benefícios é que ele vai estimular a concentração de glutamina ─ um outro aminoácido ─, diminuindo a incidência de infecções por reforçar o sistema imunológico.

Qual é a maneira correta de tomar BCAA?

Essa resposta vai depender do seu objetivo! 

Os BCCAs podem ser consumidos durante o treino para abastecer o músculo e preservá-lo, ou no pós treino para favorecer o ganho de massa magra e a recuperação muscular.  É indicado para esportistas profissionais ou amadores e é um ótimo aliado de pessoas 50+ que desejam preservar a massa magra.

Como levar o BCAA para a sua alimentação

As proteínas, especialmente as do leite, são ricas nesses aminoácidos, por isso são ótimas opções para incluir e repor os BCAAs no corpo. A suplementação, também é sua aliada, pois trazem de forma prática e concentra altas dosagens de leucina, isoleucina e valina por porção.

Você já conhece o Pure Whey da Sanavita?

Essa bebida proteica é o melhor amigo da sua rotina de exercícios! Ela combina o whey protein isolado ao hidrolisado, são as formas mais puras das proteínas do soro do leite.

Esses nutrientes são extraídos através das tecnologias mais sofisticadas de concentração, purificação e separação. O resultado disso são proteínas de qualidade, alta digestibilidade e elevada pureza.

A sua fórmula é rica em BCAA, glutamina e outros aminoácidos essenciais importantes para a nutrição, recuperação e formação da massa muscular em apenas uma porção. E o melhor, você ainda pode preparar bebidas deliciosas com o Pure Whey, da Sanavita. Veja uma receita no vídeo abaixo:

Chococonut Shake com Pure Whey e Chocobelga

Com toda a praticidade que a sua rotina precisa, o Pure Whey é uma ótima opção para você que quer suplementar as proteínas na sua dieta. Acesse o site da Sanavita e leve o seu para casa!

Tal mãe, tal filha: influência da genética na saúde da pele
Post anterior
Tal Mãe, Tal Filha — O Quanto A Genética Influencia Na Saúde Da Pele?
DHA
Próximo post
DHA – O ômega 3 ideal para a memória e a visão!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0