theme-sticky-logo-alt
vitaminas para aumentar a imunidade

Vitaminas Para Aumentar A Imunidade — Conheça Quais Não Podem Faltar Na Sua Alimentação

Estar atenta aos nutrientes que ingerimos é muito importante para nossa saúde. É a partir daí que o nosso corpo recebe tudo o que precisa para funcionar bem e, quando o assunto é se proteger contra doenças, existem algumas vitaminas para aumentar a imunidade que não podem faltar. Saiba mais sobre elas!

Por que as vitaminas são tão importantes?

Antes de conhecer as vitaminas para aumentar a imunidade, vamos entender o que são esses nutrientes e porque eles são tão importantes. 

As vitaminas são conhecidas como grandes aliadas da saúde. Elas são substâncias que o nosso corpo não consegue produzir, por isso, precisamos sempre garantir que estamos consumindo as doses diárias indicadas de cada uma delas.

Elas são micronutrientes, o que significa que uma pequena dose já é suficiente. Mas não se engane, porque mesmo não precisando ingerir grandes quantidades, o nosso organismo não consegue funcionar corretamente na sua ausência.

As vitaminas estão envolvidas em diversas funções do nosso corpo, um exemplo é a conversão da energia presente nos alimentos em energia que as células utilizam para funcionar. 

De modo geral, várias reações químicas importantes do nosso organismo não ocorrem na quando esses nutrientes não estão presentes. Por esse motivo a sua carência pode acarretar sérios problemas. Como a falta de vitamina A, que pode levar ao ressecamento da pele, olhos e até cegueira noturna.

Por estarem envolvidas em tantos processos do nosso metabolismo, elas também têm um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico. 

Vitaminas para aumentar a imunidade para você incluir na sua alimentação

Agora que você já entende mais sobre o assunto, deve estar querendo saber quais são as vitaminas para aumentar a imunidade. Conheça as principais:

Vitamina A

A vitamina A age fortalecendo o sistema imunológico porque apresenta importante função antioxidante e é essencial para a integridade, desenvolvimento e multiplicação das células do nosso corpo, entenda como ela faz essa diferença:

  • combate os radicais livres que agridem células e tecidos: a vitamina A, auxilia na redução de processos oxidativos e inflamatórios, que sobrecarregam o sistema imune, aumentando as chances de que infecções e doenças se estabeleçam;
  • estimula a renovação celular: com isso, a vitamina A, mantém a integridade dos tecidos e das células, garantindo proteção contra agentes que podem causar doenças;
  • contribui para a regeneração dos tecidos, protegendo a pele e mucosas, que são a primeira barreira física contra microrganismos que podem nos fazer mal. 

Você pode encontrar essa vitamina em vegetais de cor amarela, laranja e verde-escura, como é o caso da cenoura, manga, couve e brócolis. A vitamina A também está presente em alimentos de origem animal, por exemplo, fígado bovino, peixes e ovo. 

Vitamina C

A vitamina C é uma aliada famosa no combate a gripes e resfriados, pois comprovadamente age melhorando a resposta do sistema imune contra os vírus que causam essas infecções, ajudando o corpo a se recuperar mais rápido.

Sabe-se também que a suplementação com vitamina C é uma medida importante para prevenção de doenças e infecções, visto que pessoas que apresentam níveis adequados desta vitamina no sangue estão menos suscetíveis a ficarem acamadas. E não para por aí!

A vitamina C também é importante para o processo de cicatrização, mantém a integridade da pele, favorece a absorção de ferro e reduz o colesterol ruim. Incrível, não é?

Ela é abundante em frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e abacaxi. Mas você também pode encontrá-la em vegetais, como agrião, rúcula e brócolis. 

Vitamina D

A vitamina D, assim como a vitamina C, tem uma reputação de peso quando o assunto é aumentar a imunidade, especialmente em relação a infecções do trato respiratório.

Muitas células do sistema imune, como os linfócitos, possuem vários receptores para essa substância. Isso mostra que ela tem um papel essencial na modulação da atividade desses componentes.

Na verdade, depois de um tempo que a vitamina D foi descoberta, os pesquisadores entenderam que ela não é uma vitamina, mas sim um hormônio, pois o nosso corpo consegue produzi-la. Para isso, é preciso tomar cerca de 20 minutos de sol por dia, sem protetor solar. 

Além da sua ação no sistema imune, a vitamina D regula a absorção de cálcio no intestino, mineral fundamental para o fortalecimento de ossos e dentes, dentre outras funções.

Esse nutriente está bastante presente em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, ovos e cogumelos.

Vitamina E

Outra vitamina interessante que pode ajudar a manter a imunidade fortalecida é a E. Assim como a vitamina A, e C, ela é um importante antioxidante que evita a sobrecarga do sistema imune, manteado-o forte para exercer sua função  com maestria.

Para garantir que você esteja consumindo essa vitamina, inclua na sua alimentação sementes de girassol, amêndoas, azeite de oliva, avelã e nozes. 

Além das vitaminas para aumentar a imunidade, vários minerais também são importantes para essa função. Falando nisso, você sabe para quê serve o zinco? Leia o artigo para saber mais sobre o assunto.

Pessoa colando chá de hibisco em uma xícara ao lado de folhas secas de hibisco
Post anterior
Confira 6 benefícios incríveis do chá de hibisco para a sua saúde
Mulher sentada na cama se espreguiçando após uma boa noite de sono
Próximo post
Melatonina: durma bem e acorde mais disposta para o dia a dia!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0