theme-sticky-logo-alt
Mesa com tigela de metal com diferentes tipos de verduras e legumes, com dois talheres dentro.

Ferro e cálcio não combinam. E agora?

Quando falamos em vitaminas e minerais, surgem muitas dúvidas, como: Devo tomar multivitamínicos ou suplementos enriquecidos? O que acontece se eles forem consumidos em excesso? Sua deficiência pode causar algum dano? Aqui, vamos destacar dois minerais importantes para ficarmos de olho: ferro e cálcio.

O ferro é encontrado em alimentos de origem vegetal e animal e atua principalmente na produção de células vermelhas do sangue. Outro papel é transportar oxigênio para todo o organismo. Dessa forma, assina embaixo no crescimento e na manutenção do corpo.

O cálcio, por sua vez, tem como função principal compor a estrutura de ossos e dentes, sendo intermediário também da contração muscular. Sua principal fonte é o leite (para os intolerantes à lactose, a sardinha é a melhor opção).

Ambos possuem uma quantidade ideal de ingestão diária. Cabe a um profissional definir se você precisa deles em maior ou menor quantidade – mas existem valores aproximados. No caso do ferro, fica em torno de 18 mg por dia na dieta de um adulto. Já de cálcio, precisa-se em média 1000 mg, diariamente.

Vale lembrar que a falta dos dois minerais pode causar deficiências ao organismo, atrapalhando funções cognitivas, causando fragilidade nos ossos ou anemia. Ao mesmo tempo, o excesso acumulado pode ser tóxico.

O curioso sobre esses dois minerais é que eles não se dão muito bem, e o consumo em uma mesma refeição causa competição na hora da absorção. Isso acontece porque ambos têm o mesmo mecanismo de transporte e instalação celular. Dessa forma, o melhor caminho é ingerir alimentos ricos em cálcio preferencialmente em lanches intermediários e alimentos ricos em ferro nas principais refeições.

Por outro lado, se você combiná-los com fontes de vitamina C, a absorção do ferro ou do cálcio será ainda melhor. Nas principais refeições, uma ótima dupla é a salada de couve temperada com limão!

Mas isso quer dizer que não pode comer um alimento rico em cálcio e outro rico em ferro ao mesmo tempo? Pode, não faz mal nenhum! Só é preciso considerar essa interação quando o objetivo é adquirir especialmente um desses nutrientes. Feito isso, alimentar-se moderadamente e sempre!

Mesa posta com opções de alimentos para o café da manhã anti-idade, como frutas, granolas e leite.
Post anterior
Café da manhã anti-idade
Mesa com laticínios para ganho de massa magra, como queijo branco e uma jarra com iogurte tradicional.
Próximo post
Laticínios para o ganho de massa magra
Sabrina Raffa

Graduada em Nutrição, é pós-graduada em Fisiologia e Bioquímica Aplicada ao Esporte e graduanda em Fitoterapia. É Nutricionista Sanavita.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0