theme-sticky-logo-alt
Mesa posta com tigelas de alimentos com fibras que ajudam na saciedade, como frutas, cereais e leite.

Fibras e a sensação de saciedade

A nutricionista Natalia Dourado explica como a ingestão de alimentos ricos em fibras pode ajudar a reduzir a fome.

Quem decidiu começar uma dieta com foco no emagrecimento sabe que as primeiras semanas são as mais difíceis para controlar a vontade de comer. A boa notícia é que existem alguns alimentos que, além de nutritivos, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome. São os ingredientes ricos em fibras.

Antes de tudo, é importante explicar que as fibras alimentares são polímeros de carboidratos derivados de alimentos de origem vegetal. Entre seus superpoderes está a resistência à digestão. Assim, elas oferecem inúmeros benefícios à saúde.

As fibras são classificadas como solúveis ou insolúveis. As primeiras têm capacidade de reter água, formando uma espécie de gel no trato digestório. Isso contribui para um atraso no esvaziamento gástrico e também na absorção da glicose e gorduras.

Já as insolúveis atuam no aumento do bolo fecal, contribuindo para a saúde intestinal evitando a prisão de ventre, por exemplo. Todas essas etapas, juntas, ajudam a causar a chamada sensação de saciedade – ou o controle da fome, como preferir. Os alimentos ricos em fibras ainda estimulam o maior tempo de mastigação e salivação – o que também diminui a vontade de comer.

Além dessa função, as fibras são importantes na alimentação de quem busca uma boa saúde intestinal. Elas ajudam a reduzir as chances do desenvolvimento de doenças como a hipertensão, o diabetes e o câncer de cólon. Alguns estudos ainda a associam a diminuição dos níveis de colesterol e ao controle da glicemia.

Ou seja, o que não faltam são bons motivos para incluir alimentos ricos em fibras na sua dieta!

* Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional.

Mesa com uma cesta cheia de laranjas moro e laranjas amargas, que auxiliam no controle de peso.
Post anterior
As laranjas que auxiliam no controle de peso
Blog Sanavita - Xylitol
Próximo post
Xylitol – O que é e porque está tão em alta?
Natalia Dourado

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0