theme-sticky-logo-alt
Mesa amarela com quatro ovos em cima, onde o segundo está quebrado ao meio mostrando o conteúdo da gema e da clara.

Gema do ovo: Pode ou não pode?

Até pouco tempo, falar em comer a gema do ovo deixava muita gente com o pé atrás. A procura pelas suas propriedades benéficas sempre esbarrava na concepção de ser uma fonte de proteínas, porém com alta concentração de colesterol – que é associado a complicações cardíacas. Uma injustiça, já que os ovos têm alto valor biológico em nutrientes primordiais para a saúde humana. Entre eles estão a luteína e mais de 14 vitaminas e minerais, sendo que 80% do cobre, selênio e manganês estão na parte amarela.

Entretanto, mesmo considerado por estudiosos “um alimento completo”, a dúvida persiste e muita gente joga fora a gema. Então como o maior tabu atende pelo nome de colesterol, vamos olhar para ele de perto:

O que é colesterol?

Esse nome tão temido é dado a uma substância que na verdade é essencial ao funcionamento do organismo, sendo integrante do revestimento de células de vários tecidos, matéria-prima para hormônios sexuais, para sais biliares e precursor da síntese de vitamina D. O colesterol total representa a soma de várias moléculas lipídicas distribuídas na corrente sanguínea conforme a densidade. É aí que ele se diferencia:

Colesterol ruim (LDL)

A sigla vale por Low Density Lipoproteins, ou lipoproteínas de baixa densidade. Seu papel no organismo é transportar o colesterol do fígado e do intestino para diversas partes do corpo, sendo usado para reparar o revestimento das células ou produzir hormônios. Por causa da densidade, caminha próximo às paredes dos vasos sanguíneos e, quando em excesso, obstrui o fluxo. Por isso fica associado a doenças cardiovasculares!

Colesterol bom (HDL)

Este aqui, por outro lado, faz o caminho reverso. É a lipoproteína de alta densidade, que ao invés de levar o colesterol para a corrente sanguínea, tira dela e leva para o fígado, onde pode ser metabolizado, fazendo a limpa nas artérias. O tão comentado efeito positivo do ômega 3 para a saúde do coração, na verdade, se refere à capacidade dessa substância de aumentar os níveis de HDL. Hábitos como consumir fibras, evitar o álcool e o cigarro e praticar exercícios também vão elevar sua concentração.

Afinal, o ovo tem colesterol?

Sim! Porém é rico também na quantidade de HDL, o bom colesterol. Por isso, pode ser considerado um alimento protetor, que vai levar o mau colesterol aonde deve para ser eliminado. Mesmo assim, as calorias e gorduras saturadas fazem com que o seu consumo seja preferencialmente moderado – o que vale para todo e qualquer alimento. Exceto em casos de orientação nutricional específica, um ovo inteiro por dia é o suficiente para obter muitos benefícios sem precisar pensar em complicações.

Mesa de madeira com diferentes recipientes com óleos vegetais diversos.
Post anterior
Por que incluir óleos vegetais no cardápio?
Mesa com diferentes opções de alimentos prebióticos, como leite fermentado, iogurte e queijos.
Próximo post
O poder dos alimentos prebióticos e probióticos
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0