theme-sticky-logo-alt
Mulher negra com uma mão ao rosto admirando sua pele após mudar de alimentação.

Guia de alimentos para hidratar a pele seca

Para quem tem pele seca, não tem segredo: é preciso matar a sede dos poros regularmente. Existem diversos fatores que afetam sua aparência, por exemplo: a exposição a altas temperaturas, o consumo exagerado de alimentos com muitas gorduras, açúcares, sódio e álcool.

Quando a pele está ressecada significa que a epiderme, em sua camada mais superficial, está precisando mesmo é de água – o que leva a rachaduras e descamação. E se o que falta é o santo líquido, mãos à obra!

Beber os dois litros de água diários recomendados não é tão difícil quanto parece se você considerar que alguns alimentos são um verdadeiro copo cheio. E, claro, outras bebidas como sucos e chás também contribuem.

Então para facilitar a vida de quem procura manter a pele sempre sedosa e livre de ressecamentos, reunimos os melhores ingredientes hidratantes. Com um extra para a silhueta: alimentos com mais água na composição também contribuem com a sensação de saciedade, um incentivo a evitar guloseimas calóricas.

Frutas

Várias frutas como melão, abacaxi e laranja são uma fartura de hidratação. Mas a melancia merece destaque pelo recorde: 93% da sua composição são de água. Um coquetel de vitaminas A, B6 e C, que não só vai hidratar a pele como também vai reparar e proteger por facilitar a absorção de colágeno.

Verduras

Uma salada é refrescante só de olhar! Agora imagine sabendo que as folhas beiram os 95% de água na estrutura. Alface, repolho verde, salsão e espinafre são algumas das estrelas de um prato hidratante.

Legumes

Já deu para perceber que os vegetais são a melhor maneira de “comer” água. Na categoria dos legumes, os mais ricos no líquido são o pepino, o tomate, o pimentão e a couve-flor.

Colágeno hidrolisado

Essa versão do colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser melhor absorvido. O colágeno hidrolisado, além de ter a função de manter a estrutura física da pele, é essencial para a saúde cutânea porque contribui com a sua hidratação.

Água (de verdade)

Não adianta só recorrer aos atalhos alimentares para conquistar a tão desejada pele de pêssego. Beber água mineral, ou a mais pura possível, é necessário não só para manter a epiderme saudável, mas também para o bom funcionamento do organismo.

Um gostinho a mais

Uma ótima maneira de estimular o consumo de água todos os dias é enriquecê-la com ervas, especiarias e frutas para dar um leve aroma e sabor. Combinações como maçã e cravo, hortelã e morangos, carambola e limão, entre outras, ficam perfeitas para tornar a água mais atrativa para quem tem dificuldades em tomá-la diariamente e nas quantidades recomendadas. Não espere a sede chegar para tomar água, mantenha seu corpo hidratado sempre!

Homem se exercitando na academia, após consumir os alimentos corretos para aumentar a testosterona.
Post anterior
Os alimentos certos para aumentar testosterona
Mesa com copos de vidro com shakes funcionais e tábua de madeira com frutas.
Próximo post
Shakes funcionais para fazer em casa
Natalia Dourado

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0