theme-sticky-logo-alt
Mesa com diferentes opções de alimentos prebióticos, como leite fermentado, iogurte e queijos.

O poder dos alimentos prebióticos e probióticos

A alimentação balanceada já mostrou que vai muito além de enxugar alguns quilinhos, aumentar o ganho de massa ou melhorar o desempenho nas atividades físicas. Superando o papel de construir, regular ou gerar energia, ela pode servir recursos capazes de assegurar a saúde, reduzir o risco de doenças e apresentar até efeitos terapêuticos. Por essas características, classificam-se os alimentos chamados funcionais. Entre eles, destacam-se os probióticos, prebióticos e simbióticos.

Para entender o que é um probiótico, primeiro é preciso saber que há bactérias presentes por todo o nosso corpo. Calma! Essas bactérias são benéficas e contribuem com o equilíbrio de várias funções, como a digestão ou a imunidade. Por isso recebem essa nomenclatura, que significa “a favor da vida”. Elas estão lá para ajudar!

Tais micro-organismos vivos, quando consumidos regularmente, vão melhorar os movimentos do intestino, a absorção dos nutrientes e prevenir infecções. Em alguns casos, podem até auxiliar a digestão da lactose em pessoas intolerantes e reduzir os níveis do mau colesterol.

Onde podemos encontrar?

Os principais produtos contendo culturas probióticas são os leites fermentados, iogurtes e alguns queijos. O motivo para que eles sejam quase sempre laticínios é que o grau de acidez e riqueza nutricional deles torna favorável a sobrevida das bactérias do bem através do nosso trato digestivo. É como uma carona para abrir o caminho. Mas nem todos os produtos lácteos contêm essa propriedade. Por isso, vale a pena conferir o rótulo e descobrir se tem nomes como bifidobactérias ou lactobacilos para levar.

No entanto, consumir alimentos probióticos não é a única maneira que existe para mantermos a flora intestinal mais rica e harmônica. É quando entram em cena os prebióticos, que são simplesmente fibras, ou seja, carboidratos não processados pelo nosso corpo mas perfeitamente digeríveis pelas bactérias. Por fim, os alimentos simbióticos vão reunir probióticos e recursos prebióticos no mesmo produto.

Consumir fontes de frutooligossacarídeos (FOS) e inulina (presentes em vegetais como cebola, alho, tomate, banana e aveia) garante força para as bactérias que facilitam a absorção de nutrientes, combatem a atividade de micro-organismos tóxicos e melhoram a consistência das fezes. Ideal para reduzir o inchaço e facilitar o emagrecimento saudável!

Com que frequência consumir prebióticos e probióticos?

Eles devem fazer parte da nossa dieta como qualquer outro alimento: regularmente e sem excessos. Com efeito contínuo, podemos apostar em consumi-los todos os dias, a fim de conquistar uma flora intestinal permanentemente saudável e, consequentemente, mais qualidade de vida!

Mesa amarela com quatro ovos em cima, onde o segundo está quebrado ao meio mostrando o conteúdo da gema e da clara.
Post anterior
Gema do ovo: Pode ou não pode?
Mesa posta com opções de alimentos para o café da manhã anti-idade, como frutas, granolas e leite.
Próximo post
Café da manhã anti-idade
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0