theme-sticky-logo-alt
Mulher sorrindo e comemorando ao mostrar que sua calça ficou larga pois perdeu peso.

7 dicas para emagrecer de forma saudável

Há muito tempo, o sobrepeso deixou de ser apenas uma preocupação estética e referente à autoestima, vai muito além disso, está totalmente relacionado a nossa saúde. Diariamente, diversas pessoas buscam dicas para emagrecer.

O excesso de peso pode acarretar algumas alterações em nosso organismo, que comprometam o equilíbrio e funcionamento do corpo, além de estar ligado a diversas doenças, como: diabetes tipo 2, AVC, hipertensão arterial, cardiopatia e determinados tipos de câncer.

Na luta pela perda de peso, existem pessoas que apostam em dietas restritivas ou que estão em alta no momento. Medidas radicais trazem resultados drásticos nas primeiras semanas, mas isso ocorre devido à perda de água e massa muscular.

Portanto, quando a alimentação normal for retomada, o peso voltará. É o que conhecemos como “efeito sanfona”. O grande problema dessas dietas é a falta de equilíbrio entre os nutrientes e a sensação de saciedade, pois, muitas vezes, faz com que as pessoas passem fome.

E ao finalizar esses regimes, acabam ficando debilitadas, anêmicas ou com alguma doença de déficit nutricional. Além de não conseguir controlar o hábito de comer o que quer, na hora que desejar.

A solução mais adequada para este problema é aliar as 7 dicas para emagrecer que citaremos a seguir. Continue a leitura do conteúdo de hoje e descubra alguns hábitos saudáveis para perder peso.

Mulher se alimentando na academia de uma marmita saudável.

Existem dicas para emagrecer de forma rápida e saudável? 

Esse é um questionamento comum entre quem deseja perder peso. A boa notícia é que a resposta para essa pergunta é positiva, porém seguindo alguns passos essenciais, como: ter a orientação de um profissional, fazer reeducação alimentar, mudar alguns hábitos nocivos à nossa saúde. Além disso, é possível incluir determinados alimentos e suplementos específicos na sua rotina, que podem funcionar como grandes aliados e facilitadores desse processo. 

E o mais importante disso tudo, é que esta é uma solução permanente, ao contrário das dietas restritivas, como citado anteriormente. 

O que ajuda uma pessoa a ganhar peso? 

Antes de apresentar as dicas para emagrecer, vamos analisar rapidinho algumas ações que levam as pessoas a ganharem peso.

As situações são diversas, por exemplo: ingestão exagerada de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, sedentarismo, comer rapidamente, poucas vezes ao dia, em grandes quantidades e sem espaço entre as refeições.

As dietas milagrosas encontradas na internet também são vilãs da nossa saúde e da balança. Pois ocorre a perda de peso, mas depois de um tempo curto, os quilos voltam (às vezes até alguns extras). Isso acontece porque é uma mudança muito brusca e o nosso organismo não é capaz de se acostumar. Gerando um efeito reverso, que acaba desanimando e afetando a autoestima.

Uma dieta flexível acompanhada de uma rotina organizada é o melhor caminho. Por isso, a Sanavita separou 7 dicas para emagrecer para você colocar esse projeto de vida em prática. 

Confira 7 dicas para emagrecer de forma saudável 

A Sanavita separou algumas dicas para emagrecer com saúde, pois não existe uma fórmula secreta ou atalhos para isto. É preciso aliar alguns hábitos, como dieta balanceada (reeducação alimentar) e atividade física.

Contudo, vale lembrar que cada corpo é único e reage de formas diferentes aos estímulos que damos a ele.

Além disso, restringir as calorias e suar muito durante as atividades físicas não bastam para eliminar os quilos a mais de forma saudável e não sofrer com o “efeito sanfona”.

Por isso, confira as 7 dicas para emagrecer com saúde e manter o peso com o passar do tempo com mais facilidade: 

1 – Alimentação: reeducação e variedade 

Ter uma alimentação diversificada pode até parecer clichê dos profissionais de nutrição, mas é uma das dicas para emagrecer que não pode faltar. Quanto mais variada a sua alimentação, melhor.

Na prática, significa não ingerir os mesmos grupos alimentares várias vezes ao dia. Diversificando as substâncias consumidas e, consequentemente, garantir um aumento na saciedade e no ganho de energia.

Reeducar o paladar é a melhor maneira de emagrecer com saúde e sem correr o risco de engordar novamente, pois é possível experimentar novos alimentos, diminuir o volume de comida nas refeições e comer de 3 em 3 horas (ou seja, várias vezes ao dia – não tudo de uma vez – e com espaçamento correto).

É importante que a reeducação alimentar seja feita sob orientação de um nutricionista da sua confiança, pois é um processo gradual e deve levar em consideração seus hábitos alimentares e o estilo de vida. 

2 – Abuse dos legumes

Os legumes podem ser consumidos pelo menos quatro dias da semana. Estudos comprovam que quem inclui esses alimentos nas dietas de baixas calorias emagrecem muito mais rápido, graças às fibras e propriedades antioxidantes.

3 – Consumir oleaginosas diariamente

Outros alimentos que podem fazer parte da dieta são as oleaginosas (frutos secos e sementes, como: amêndoas, pistache, castanha de caju, nozes, avelã e macadâmia), elas ajudam na perda de medida abdominal, graças às proteínas e gorduras saudáveis que possuem em sua composição. 

As pastas de amendoim fornecem energia extra para malhar e aumentam a sensação de saciedade, evitando as famosas beliscadas entre refeições.

E nada melhor do que aliar sabor ao seu objetivo de emagrecer com saúde.

4 – Reduza o consumo de alguns tipos de produtos 

Confira alguns alimentos que são considerados inimigos do emagrecimento:

Alimentos industrializados, ricos em conservantes, e o sal podem ser evitados, pois possuem altas concentrações de sódio e potássio.

Carboidratos simples, como os doces, as massas e os biscoitos, pois são ricos em açúcar refinado, que colabora com a retenção de líquido.

5 – Manter uma boa hidratação ao longo do dia 

Quando nossas células estão desidratadas, elas mandam alguns indícios desajustados que consideramos ser fome. Porém, o que elas necessitam de fato, é de água.

Além disso, essa é uma das principais dicas para emagrecer de forma saudável, pois a água colabora com o nosso metabolismo, ajuda no controle da gula e diminui o inchaço do corpo. 

É ideal beber, no mínimo, dois litros de água por dia!

6 – Descanse as horas que o seu corpo necessita 

As dicas para emagrecer nem sempre estão relacionadas com o que comemos ou deixamos de comer no nosso dia a dia, mas também com determinados hábitos que possuímos.

A pessoa que tem uma boa noite de sono, por exemplo, perde até duas vezes mais gordura em relação às pessoas que descansam menos. 

7 – Praticar regularmente exercícios físicos

Uma das dicas para emagrecer com saúde é saber exatamente o que, como e quanto comer acompanhada de uma prática regular de exercícios físicos. Mesmo não sendo a ação primordial para o emagrecimento, é fundamental para o processo.

 O ideal é intercalar atividades aeróbicas com anaeróbicas, pois:

– Aeróbica: aumenta a nossa capacidade respiratória e o índice de colesterol bom (HDL), acelera o metabolismo, eleva o gasto energético, combate a depressão, melhora a qualidade do sono, diminui o estresse, o risco de hipertensão, diabetes e acidentes vasculares; 

– Anaeróbica de hipertrofia (musculação): aumenta os níveis de massa magra (muscular), elevando, consequentemente, o gasto energético, pois um corpo musculoso precisa de mais calorias para se manter, do que um com alta taxa de gordura. 

Confira alguns produtos Sanavita que pode colaborar com o processo de emagrecimento

Para ajudar você nesse objetivo e facilitar a sua adesão às modificações alimentares propostas pelas 7 dicas de para emagrecer de forma saudável que apresentamos hoje, existem suplementos específicos da Sanavita que podem ser seus grandes aliados.

A Sanavita conta com uma linha completa de produtos nutricionalmente equilibrados, com baixas calorias, recomendados por profissionais da área, que podem ser inseridos no cardápio do seu dia a dia como coadjuvantes da reeducação alimentar.

Se a rotina é agitada, eles potencializam os resultados e trazem mais praticidade e sabor para a sua semana.

Essa linha conta com adoçantes naturais, chás e bebidas funcionais com ações diuréticas, termogênic0s, suplementação de fibras e muito mais. Cada fórmula possui uma composição única e com proporções e combinações entre os ingredientes rigorosamente estudados pela equipe de mestres e doutores com base em evidências científicas, para que você conquiste a sustentabilidade do seu corpo e faça as pazes com o seu peso.

Confira todos os produtos da Sanavita disponíveis para você emagrecer com saúde através deste link.

Gostou do conteúdo com as 7 dicas para emagrecer de forma saudável? 

No conteúdo de hoje, apresentamos 7 dicas para emagrecer de forma saudável, ações que podem ser evitadas e alguns produtos da Sanavita que auxiliam nesse processo.

Esperamos que tenha aproveitado e apreciado a leitura, cadastre seu e-mail para receber todas as novidades sobre saúde, bem-estar e dos produtos Sanavita em primeira mão.

Aproveite para seguir a Sanavita nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Cuide de você, da sua saúde, da sua autoestima e até o próximo post!

Mulher jovem com montagens em seu rosto de quatro hexágonos que mostram sua pele envelhecida.
Post anterior
Hábitos que envelhecem a pele
Uma abelha pousada em uma flor na natureza, representando o própolis verde.
Próximo post
Descubra as incríveis propriedades da própolis verde
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0