theme-sticky-logo-alt
Mesa com três tigelas de madeira com proteínas de arroz e de ervilha dentro.

Proteínas de arroz e ervilha. Por que consumi-las?

O consumo de proteínas de origem vegetal tem aumentado devido à crescente procura por um estilo de vida que preza uma alimentação saudável, mais cuidado com o meio ambiente e respeito aos animais. Outro motivo desse crescimento é a boa digestibilidade e o baixo fator alergênico desses produtos quando comparados às proteínas de origem animal.

Até pouco tempo atrás, a proteína vegetal mais conhecida e utilizada era a de soja. No entanto, a crescente demanda por alternativas a proteína animal pelo público vegetariano/vegano e mais recentemente flexitariano, motivou o mercado a explorar novas fontes potenciais.

A partir disso, as proteínas de arroz e ervilha passaram a ganhar mais espaço nas prateleiras. Neste artigo você confere mais informações sobre esses alimentos para saber porque é uma boa ideia inseri-los na sua rotina alimentar.

Conheça as propriedades das proteínas de arroz e ervilha

As proteínas de arroz e ervilha apresentam um bom perfil de aminoácidos e favorecerem o ganho de massa magra quando associadas a exercícios de força. Além disso, por serem de origem vegetal elas atendem à demanda dos vegetarianos e veganos, e são hipoalergênicas e não-transgênicas. 

Se você está se perguntando porque estamos falando dessas proteínas em conjunto, aí vem a resposta: elas se complementam devido ao seu perfil de aminoácidos e, por isso, é muito comum encontrar suplementos proteicos que fazem a associação das duas.

A proteína da ervilha (ou, ainda, pea protein) apresenta boa qualidade de aminoácidos essenciais e não essenciais, sendo uma excelente fonte de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), de ferro (não heme) e de zinco. E contém grandes quantidades do aminoácido lisina, mas é deficiente no aminoácido metionina.

Já a proteína de arroz (ou rice protein), por sua vez, apresenta excelentes quantidades de metionina e é deficiente em lisina.  

Como consumir proteínas de arroz e ervilha

Em 2013, o Journal of the International Society of Sports Nutrition publicou um estudo que demonstrou que a suplementação de proteínas de arroz e ervilha associadas é tão eficiente quanto a suplementação da tradicional Whey protein em indivíduos submetidos a treinamento de força, potência e hipertrofia.

Por isso, elas são indicadas para qualquer pessoa que precisa aumentar a quantidade de proteína ingerida e para atletas que desejam melhorar seu desempenho físico e seus resultados.

As proteínas de arroz e ervilha têm rápida absorção e são uma ótima opção de refeição pós-treino. Esse momento é o mais adequado para consumi-las, pois o fluxo sanguíneo  para o músculo está elevado, o que aumenta seu potencial de absorção de nutrientes e síntese proteica.

Para além deste momento, no entanto, as proteínas vegetais podem ser utilizadas como ingredientes em receitas e ajudam a enriquecer sucos e vitaminas de maneira a adequar o consumo proteico diário.

Se você se interessa por esse assunto, leia também o nosso artigo sobre suplementação alimentar com proteínas para se informar melhor sobre esse nutriente tão poderoso para o nosso organismo. 

Quatro garrafas de vidro com shakes e canudos de cores diferentes em cada e uma praia ao fundo.
Post anterior
Quando devo optar pelos shakes?
Mulher tomando o seu whey protein após ter se exercitado ao ar livre.
Próximo post
Whey protein não é só para os “fortes”
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0