theme-sticky-logo-alt
Mulher sorrindo em uma área externa arborizada enquanto fala ao celular.

Qual a importância do ácido pantotênico para pele

Vitamina B5, mais conhecida como ácido pantotênico, é essencial na síntese da coenzima A, ou seja, é responsável pelo metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos para a produção de energia. Portanto, ela tem grande importância para a pele.

O ácido pantotênico funciona principalmente ajudando a combater a desidratação na pele e também controla a resposta do corpo ao stress. Além disso, auxiliam na produção de neurotransmissores e também atuam na produção de hormônios e anticorpos.  Fortalece ainda os folículos de cabelo e as suas células, levando o couro cabeludo a se livrar de pele morta, o que abre caminho para novos fios.

Essa vitamina é encontrada no fígado, cogumelo cozido, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão.  A atenção deve ser redobrada nas pessoas vegetarianas, pois devido o consumo destes alimentos ser deficiente, a vitamina B5 deve ser suplementada com devida orientação do nutricionista ou médico.

Sua deficiência leva à fadiga, doenças neurológicas, cefaleia, má produção de imunoglobulinas, câimbras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia, mal-estar, fraqueza de unhas e cabelo.

Mas atenção: Doses muito elevadas de ácido pantotênico podem levar a toxicidade e causar desconforto intestinal leve, além de diarreia. Contudo esses sinais só foram observados com alta ingestão.

Mulher loira penteando os cabelos com uma escova de cabelo vermelha.
Post anterior
Benefícios da biotina para a saúde da pele
Dois copos de vidro com shake dentro de ambos.
Próximo post
Descobrindo tudo sobre os SHAKES!
Daniela Rodrigues

Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0