theme-sticky-logo-alt
Mesa com três copos de vidro com shakes que podem ser substitutos de refeições para a perda de peso.

Alimentos que podem ser eficazes na perda de peso

A batalha contra o sobrepeso infelizmente faz parte da rotina de muitos brasileiros. Na luta diária contra a balança, muitos se aventuram em dietas milagrosas, que prometem uma perda de peso rápida, mas na maioria dos casos o resultado é uma grande frustração, pois essas dietas restritivas comprometem a saúde e não garantem a manutenção do peso em longo prazo.

A sensação de fracasso proporcionada pelo uso de dietas inadequadas de emagrecimento é apontada pelos especialistas da nutrição como um dos principais desmotivadores à aderência de tratamentos realmente efetivos, especialmente em decorrência do tempo e dedicação que requerem para que o processo modifique os hábitos alimentares responsáveis pela perda de peso eficaz, duradoura, que promove melhora dos parâmetros estéticos e de saúde (níveis adequados de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, glicemia etc).

Para facilitar a adesão às modificações alimentares necessárias para que haja a reeducação dos hábitos alimentares, suplementos específicos nutricionalmente balanceados podem ser empregados como coadjuvantes do tratamento, e funcionar como grandes aliados e facilitadores do processo.

Estudos mostram que programas de emagrecimento balanceados e hipocalóricos que utilizam alimentos balanceados, substitutos de refeição, podem ser mais eficazes do que dietas convencionais utilizadas com o mesmo objetivo. Esses programas estabelecem a substituição de uma a duas refeições do dia por um alimento com formulação nutricionalmente equilibrada, que facilita o controle das calorias consumidas.

Um desses estudos, de seis semanas, conduzido na Universidade-Hospital de Freiburg na Alemanha, mostrou que uma dieta apoiada por substitutos de refeição é mais eficaz em reduzir fatores de risco metabólico e melhorar as medidas antropométricas do que uma dieta de baixas calorias, restrita em gordura1. Em outro estudo conduzido na Escola de Saúde Pública Johns Hopkins nos Estados Unidos, os pesquisadores observaram que os substitutos de refeição além de serem mais eficientes na perda de peso do que uma dieta padrão, são também eficazes em ajudar na manutenção do novo peso adquirido depois de um ano2.

No Brasil, é muito comum encontrarmos substitutos de refeição na forma de shakes, que devem ser preparados na maioria das vezes com leite desnatado. No entanto, nem todo shake disponível no mercado apresenta as qualidades necessárias para substituir uma refeição completa (café da manhã, almoço ou jantar). Um alimento com essa finalidade deve seguir normas instituídas pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 30 de 13/01/98 da Anvisa.

Para que esse alimento seja um bom substituto de refeição e cumpra o seu papel de reduzir peso, deve oferecer entre 200 a 400 kcal por porção do alimento pronto para consumo (junto com o leite) e as proteínas presentes devem ser de excelente qualidade nutricional, devendo representar no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético total do alimento. Além disso, a formulação deve ser completa em minerais e vitaminas, havendo uma regra específica para esses nutrientes. No rótulo deve haver a informação de que este alimento é próprio para substituir até 2 refeições diárias.

Fica claro então que se trata de um alimento especial, completo e balanceado, formulado especificamente para esta finalidade. Não é um alimento qualquer, como muitos encontrados nas prateleiras de supermercados que fazem referência à perda de peso e nem sequer seguem as normas regulatórias. Fica evidente também que em todos os estudos discutidos aqui, os substitutos de refeição foram eficazes quando utilizados como parte de um plano alimentar saudável e hipocalórico.

Inseridos em cardápios balanceados de 1200-1300kcal, os substitutos de refeição podem ser muito úteis para as pessoas que precisam de um estímulo a mais para emagrecer com saúde e de forma eficaz.

  1. Köning D et al. Effect of meal replacement on metabolic risk factors in overweight and obse subjects. Ann Nutr Metab., v. 52, n. 1, p. 74-8, 2008.
  2. Cheskin L. J. et al. Efficacy of meal replacements versus a standard food-based diet for weight loss in type 2 diabetes: a controlled clinical trial. Diabetes Educ., v. 34, n. 1, p.118-27, 2008
Mesa com alimentos com fibras que ajudam no emagrecimento, como castanhas, aveia, frutas e pão.
Post anterior
Como as fibras podem ajudar no emagrecimento?
Várias maçãs vermelhas em uma mesa, uma sobre a outra.
Próximo post
Conheça o concentrado de maçã capaz de adoçar como açúcar
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0